Mundial da Fifa: Clubes brasileiros não podem reclamar do sorteio
Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense não podem reclamar muito do sorteio do Super Mundial de Clubes da Fifa, realizado nesta quinta-feira, nos Estados Unidos. Todos eles estão em grupos com alguma dificuldade, o que seria inevitável, mas todos têm possibilidades reais de passar pelo menos para as oitavas de final do torneio. A partir daí, é mata-mata. Muito frustrante seria se os brasileiros pegassem grupos com dois times fortíssimos, o que poderia inviabilizar a classificação.
Vamos por partes.
O Botafogo, por estar no pote 3 e obrigatoriamente enfrentar dois europeus, era quem correria mais risco. Os rivais do Fogão serão PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders. Entre os clubes europeus do pote 1, o PSG era, sem dúvida, o mais fraco (se comparado com Real Madrid, Manchester City e Bayern de Munique). Uma vez sorteado o PSG, só haveria quatro adversários da Uefa possíveis. O mais difícil, a Inter de Milão. Caiu o Atlético de Madrid. Já o Sounders, dos EUA, é um time fraco, que terá como única vantagem jogar em casa.
É óbvio que o Botafogo está no grupo mais difícil entre os brasileiros, mas isso já aconteceria de qualquer maneira. Na atualidade, o Botafogo é o segundo melhor time destes quatro, atrás apenas do Atlético. Dá jogo. Vamos ver que time John Textor terá sido capaz de manter ou construir até lá.
O Palmeiras terá como rivais Porto, Al Ahly, do Egito, e Inter Miami, de Messi. O Al Ahly já fez o torcedor do Palmeiras e Abel Ferreira ficarem irritados em um Mundial recentemente. É o Real Madrid da África, um clube enorme, popular e grande dominador no continente. O Porto dispensa apresentação histórica, mas faz uma temporada bastante fraca. O Inter Miami é o time de Messi, é um conglomerado de veteranos. Creio que ficaria feio para o Palmeiras não passar deste grupo.
Importante notar também que Palmeiras e Botafogo podem se cruzar nas oitavas de final, se um passar como primeiro e outro como segundo em seus grupos. Pelas mesmas razões que citei o grupo do Botafogo como um grupo "passável", o mesmo se aplica ao Palmeiras para um possível confronto de oitavas contra PSG ou Atlético de Madrid. Dá para ganhar.
Flamengo e Fluminense estão em grupos ainda melhores que os de Palmeiras e Botafogo e com possibilidades de cruzamentos também melhores.
O Fla está no grupo do Chelsea, que será, no meu ponto de vista, um dos favoritos ao título ano que vem. Mas, junto deles, estão os nada assustadores Espérance, da Tunísia, e León, do México. A chave para o Flamengo será tentar passar em primeiro lugar e evitar um possível confronto contra o Bayern de Munique nas oitavas de final. Se evitar o Bayern, o Flamengo enfrentará Benfica ou Boca Juniors nas oitavas - seria jogo duro, mas dá para ganhar.
O Fluminense está ao lado do Borussia Dortmund, e aqui não sabemos com qual motivação chegarão os alemães ao torneio (o mesmo serve para o Bayern). Junto deles, estão o Ulsan, da Coreia do Sul, e o Mamelodi Sundows, da África do Sul. Nada demais. O cruzamento do Flu nas oitavas seria contra Inter de Milão ou River Plate, provavelmente.
Os brasileiros escaparam dos grupos e cruzamentos que têm Manchester City e Real Madrid. Nos grupos G e H, os favoritos são City e Juventus, no primeiro, Real Madrid e Al Hilal, no segundo. Destes prováveis confrontos de oitavas de final, ficarão pelo caminho dois clubes que seriam bem complicados para os times daqui.
GRUPO A
Palmeiras (BRA)
Porto (POR)
Al Ahly (EGI)
Inter Miami (EUA)
GRUPO B
Paris Saint-Germain (FRA)
Atlético de Madrid (ESP)
Botafogo (BRA)
Seattle Sounders (EUA)
GRUPO C
Bayern de Munique (ALE)
Auckland City (NZL)
Boca Juniors (ARG)
Benfica (POR)
GRUPO D
Flamengo (BRA)
Espérance (TUN)
Chelsea (ING)
León (MEX)
GRUPO E
River Plate (ARG)
Urawa Red Diamonds (JAP)
Monterrey (MEX)
Inter de Milão (ITA)
GRUPO F
Fluminense (BRA)
Borussia Dortmund (ALE)
Ulsan (COR)
Mamelodi Sundowns (AFS)
GRUPO G
Manchester City (ING)
Wydad Casablanca (MAR)
Al Ain (EAU)
Juventus (ITA)
GRUPO H
Real Madrid (ESP)
Al Hilal (ARA)
Pachuca (MEX)
RB Salzburg (AUT)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.