Nova Champions: Sucesso do futebol ofensivo e 'duelo da morte' em janeiro
A nova Champions League, com uma fase de liga de oito rodadas substituindo grupos de seis equipes, já deu certo. Com essa espécie de todos contra todos em versão pocket, as equipes mais ofensivas e ousadas têm conseguido se dar bem. Os quatro primeiros colocados são Liverpool, Barcelona, Arsenal e Bayer Leverkusen, equipes que gostam de jogar para frente e com protagonismo. O Liverpool está a apenas dois pontos de já se garantir no top8 e pular direto para as oitavas de final, mas possivelmente um pontinho seja suficiente.
A sexta rodada, que acabou nesta quarta-feira, já teve um confronto dramático entre Atalanta e Real Madrid. E a sétima (e penúltima) rodada, em janeiro, terá um "duelo da morte" entre Paris Saint-Germain e Manchester City, na França. É tudo o que a Uefa queria. Os jogos importam, praticamente todo mundo estará lutando por alguma coisa nas rodadas finais.
O City voltou a perder nesta quarta-feira, 2 a 0 diante da Juventus. Agora, somando todas as competições, o time de Guardiola tem uma vitória, dois empates e sete derrotas nas últimas dez partidas. É, de longe, o pior momento do catalão desde que virou técnico de time profissional, em 2008. O Manchester City lembra aquelas versões horrorosas de times de posse de bola que só tocam para o lado e jogam de forma estática. Nada acontece. Não está perdendo por acaso.
Os oito primeiros da fase de liga vão para as oitavas. Os que ficarem entre 9o e 24o lugares disputam a repescagem. O City, com seus 8 pontos, está na 22a posição. O PSG está na 25a com 7 pontos, ou seja, estaria fora dos mata-matas no momento. Pode ser que 11 pontos sejam suficientes para acabar na zona de classificação, mas garantidos mesmo estarão os clubes que chegarem a 12 pontos.
Classificação e jogos
Quem perder a partida entre PSG e City, marcada para 22 de janeiro, estará em maus lençóis. O City ainda terá pela frente o Brugge, em casa, na rodada final, também em janeiro. Mas o PSG jogará fora de casa contra o Stuttgart, que também soma 7 pontos no momento - uma partida que pode até valer vaga na repescagem.
City e Real Madrid, este último soma 9 pontos, muito dificilmente conseguirão ficar entre os oito primeiros e abrir brecha no calendário, mesmo que vençam nas rodadas finais. Eram os dois favoritos ao título antes de a Champions começar e, pelo jeito, terão de encarar a repescagem.
O que será do Manchester City daqui a 40 dias? E o PSG de Luis Enrique, estará mais encorpado? O fato é que os times de Abu Dhabi e do Catar, que tanto estrago fizeram no mercado neste século, estão sofrendo no momento.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.