Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Lutando contra falta de credibilidade, Lusa SAF acerta com Daniel Júnior

Os investidores que compraram 80% do futebol da Portuguesa e criaram a Lusa SAF estão sofrendo. A falta de credibilidade do clube é tão grande que gera uma desconfiança tão razoável quanto intransponível. Jogadores e empresários não querem pagar para ver. E estão aguardando para saber se a nova administração é séria ou não.

Nos próximos dias, será anunciado o primeiro jogador de Série A do projeto. Daniel Júnior, ex-Vitória, 22 anos, chegará por empréstimo com opção de compra. O jogador foi revelado pelo Cruzeiro, vendido ao Vitória e, em agosto, emprestado ao América-MG, que na época era treinado por Cauan de Almeida - hoje treinador da Lusa. Pode ser considerado um reforço de Série A por ser jogador de um clube de Série A nacional, mas é fato que atuou na Série B ao longo do ano.

No ano passado, a Portuguesa se salvou do rebaixamento na Série A1 do Paulistão e se classificou para a Série D nas costas de veteranos como Giovanni Augusto e Victor Andrade. Esses caras não receberam. E isso corre no mercado como pólvora. Que veteranos toparão "salvar" o clube em 2025? Quem quer arriscar?

Os novos proprietários entendem que ficar na Série A1 e classificar o time para a Série D 2026 seja fundamental. Mas estão apanhando com a falta de credibilidade da instituição. A Portuguesa não precisa de 3 ou 4 jogadores, precisa de 15 ou 20. Precisa de um time inteiro e algo mais. E pouca gente está querendo embarcar nesta nau.

Daniel Júnior é o primeiro marinheiro de mais relevância. Outros nove nomes já foram anunciados, jogadores que não emocionaram a torcida, mas que chegam para formar um time que precisa se manter na primeira divisão estadual. Outros ainda precisam chegar, senão a batalha contra o rebaixamento no Paulistão dependerá exclusivamente da sorte - a grande aliada das últimas duas edições do torneio.

A questão para os investidores não é somente agradar à torcida, mas mostrar para o mercado que é possível confiar no projeto que acaba de nascer. Em campo, estará uma nova Portuguesa, e não a velha Lusa, que não pagava ninguém.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.