Copa do Mundo Feminina começa com promessa de visibilidade histórica
A Copa do Mundo Feminina, sediada por Austrália e Nova Zelândia, começou nesta quinta-feira (20) com a promessa de ser a maior da história. Além do aumento do número de seleções participantes, que saltou de 24 para 32 nações, a nona edição do Mundial feminino promete ser histórica também em termos de visibilidade.
Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão esportiva pela Sports Value, afirma que o digital terá papel importante para elevar o número de espectadores na edição deste ano do Mundial.
"A Copa do Mundo de 2019, na França, foi um marco em termos de audiência, conseguindo atingir cerca de 1 bilhão de espectadores. Certamente a edição deste ano vai superar esse número, principalmente por conta do digital, que já era forte, mas não tanto como é hoje", afirma.
Somoggi destaca que o Brasil, além de ser importante como seleção, também tem um papel fundamental para a FIFA para a geração dessa visibilidade mundial.
"Não tem país no mundo que dá mais audiência que o Brasil. A grande questão é que mercados mais estruturados (Estados Unidos, França, Alemanha, Suécia, Canadá e tantos outros) acabam sendo qualitativamente muito mais importantes no desenvolvimento da indústria. Nós temos a seleção, mas não temos competições nacionais e continentais em um nível parecido como nesses países", acrescenta.
O advogado Maurício Corrêa da Veiga, especialista em direito desportiva, afirma que a edição deste ano será um marco no futebol feminino mundial.
"A Copa do Mundo 2023 já é um sucesso e será um marco no futebol feminino mundial. O jogo de abertura teve público presente de mais de 75 mil pessoas e uma audiência recorde, o que demonstra que o desenvolvimento do futebol feminino é constante e promissor", avalia.
O público de pouco mais de 43 mil pessoas que assistiram à cerimônia de abertura e a vitória da Nova Zelândia por 1 a 0 sobre a Noruega, a primeira da seleção em Mundiais, bateu o recorde de presentes em uma partida de futebol na história do país. O recorde significou um número três vezes maior do que o último público mais alto registrado em uma partida de futebol no país.
A Austrália também teve estabeleceu uma nova marca. Foram mais de 75 mil torcedores no Stadium Australia, em Sydney, para assistir a vitória das anfitriãs por 1 a 0 sobre a Irlanda. Na semana passada, em um amistoso contra a França, o recorde anterior havia sido estabelecido, com 50.629 pessoas nas arquibancadas.
FIFA prevê recorde de espectadores e público nos estádios
Em entrevista coletiva na quarta-feira, um dia antes da bola rolar oficialmente, dirigentes da FIFA fizeram uma previsão que a Copa do Mundo Feminina 2023 quebrará recordes de espectadores e de público nos estádios, em um claro sinal de crescimento da modalidade.
"Os olhos do mundo estarão aqui. Esperamos atingir um quarto da população mundial, 2 bilhões de pessoas, que assistirão a pelo menos uma partida", disse a secretária-geral da entidade, Fatma Samoura.
A dirigente contou que os ingressos vendidos para o Mundial deste ano já superam os da edição anterior, na França, com 1,3 milhão de bilhetes já vendidos.
"Vai ser o Mundial Feminino com maior público", acrescentou Samoura.
150% mais patrocinadores que em 2019
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberOs números históricos não param apenas no público dos estádios e espectadores ao redor do mundo. Na área comercial, a Copa do Mundo Feminina 2023 também já fez história. De acordo com a FIFA, o Mundial deste ano possui trinta marcas, contra doze que estiveram em 2019, na França. Essa diferença representa um aumento de 150%.
A entidade máxima do futebol detalhou que o quadro de parcerias do Mundial ficou distribuído da seguinte forma: 5 parceiros globais da FIFA 2 parceiros globais do futebol feminino, 9 patrocinadores globais da Copa do Mundo Feminina e 14 apoiadores da Copa do Mundo Feminina.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!
Deixe seu comentário