Chuvas no RS: Campeonato Brasileiro pode parar em função da tragédia?
Internacional, Grêmio e Juventude pediram à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a suspensão de seus jogos pelos próximos 20 dias em razão das enchentes que assolam todo o estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada.
As partidas do final de semana envolvendo clubes gaúchos em competições nacionais (Séries A, B, C e D) já haviam sido adiadas pela CBF. Por sua vez, a Conmebol adiou os jogos de Grêmio e Inter pela Libertadores e Sul-Americana, respectivamente.
Em meio à piora da situação no Rio Grande do Sul, a paralisação do Campeonato Brasileiro ganhou força e passou a ser uma ideia palpável para muitas pessoas.
Contudo, o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, documento que determina as regras de todos os torneios realizados no Brasil, não prevê a suspensão da competição por motivos dessa natureza. Porém, especialistas afirmam que isso não seria um impeditivo para a medida ser adotada.
"Analisando os regulamentos da CBF, principalmente o RGC da entidade, podemos verificar que não temos hipóteses de suspensão de campeonato. Entretanto, isto não impede a entidade de agir, ou até mesmo convocar um conselho técnico em prol da paralisação do campeonato", explica o advogado Matheus Laupman, especialista em direito desportivo.
Carlos Henrique Ramos, especialista em direito desportivo, ressalta que a CBF, na qualidade de organizadora do campeonato, tem a prerrogativa genérica de, por meio de sua Diretoria de Competições, promover o adiamento de partidas ou, até mesmo, determinar a suspensão do campeonato por conta de motivo de força maior.
"O RGC da CBF, em seus artigos 14 e 19, tratam, respectivamente, de mudança de tabela e do adiamento de partidas pelo delegado do jogo por motivo mais contemporâneo à disputa, os quais não se enquadram exatamente no caso. Em minha opinião, a CBF deveria aproveitar o período da Copa América para 'colocar em dia' os eventuais jogos adiados e paralisar os demais, alongando o campeonato até o final do ano ou janeiro seguinte, readequando a tabela do próximo ano, como foi feito na época da pandemia, por exemplo. Com a Libertadores e a Sul-Americana, a missão da Conmebol é mais complexa, pois é preciso haver a definição dos classificados na fase de grupos com mais urgência. Simples adiamentos não resolverão o problema", afirma.
Estádios e CTs alagados
O avanço da cheia do Guaíba sobre Porto Alegre atingiu também os estádios e centros de treinamento de Grêmio e Inter. Imagens aéreas feitas nesta segunda-feira mostram a água tomando conta completamente dos gramados da Arena do Grêmio e do Beira-Rio.
O CT Parque Gigante, do Inter, foi atingido pela cheia do Lago Guaíba. Além do Colorado, o Grêmio também viu suas dependências serem atingidas pela enchente.
Aeroporto fechado
A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) comunicou nesta segunda-feira que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. O aeroporto teve suas dependências internas e externas alagadas.
A Fraport, administradora do aeroporto, divulgou uma nota em que coloca o dia 30 de maio como data final da suspensão das operações.
Balanço das enchentes
De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortos subiu para 83 pessoas nesta segunda-feira. Há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridas, com 345 cidades afetadas. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba chegou a 5,26 metros, 2,30 metros acima da cota de inundação.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberSOS Rio Grande do Sul
O governo reativou o canal de doações via Pix para auxiliar as vítimas das enchentes. Há o compromisso de destinar o total dos recursos à ajuda humanitária.
Conta da doação: Associação dos Bancos do RS; Chave Pix é o CNPJ: 92.958.800/0001-38 (CNPJ vinculado à conta no Banrisul)
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.