Gabigol com a camisa do Corinthians: o que pode acontecer?
Uma foto do atacante Gabigol, do Flamengo, com a camisa do Corinthians viralizou nas redes sociais na noite desta quinta-feira (16). O registro foi feito na casa do atleta, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria do jogador, a imagem não é verdadeira.
Na foto, Gabigol aparece usando a nova camisa preta do Corinthians. Além disso, o atacante de 27 anos aparece sentado em uma mesa com um copo de cerveja ao lado.
Além do jogador, Marcio Santos, o Marcinho, supervisor do clube, de camisa preta, e Sidney Bernardes, roupeiro, de cinza, aparecem no registro. Outros funcionários da equipe carioca também estavam na confraternização feita na própria casa de Gabigol, mas não saíram em fotos.
O que pode acontecer com Gabigol?
A advogada Fernanda Soares, especialista em direito desportivo, entende que não cabe demissão por justa causa nesse caso. Segundo ela, porém, uma advertência e até mesmo punição, seja ela financeira ou não, é completamente possível.
"Entendo que não cabe demissão por justa causa nesse caso. Não me parece que houve falta grave que sustentaria essa demissão por justa causa. Mas é perfeitamente possível uma advertência. É comum que haja cláusula moral nos contratos para que atletas não ajam de forma a macular a imagem do clube. Se o clube entender que foi o caso, pode aplicar a punição", afirma.
Theotonio Chermont, advogado trabalhista, também entende que o caso não se configura como falta grave a ponto de encerrar a relação (contrato) mantida.
"Apesar de desconhecer as cláusulas dos contratos de trabalho e imagem celebrados com o atleta, vejo a questão com particularidades. A matéria informa que o atleta estava acompanhado de um supervisor do clube e seus representantes sustentam que a foto não é verídica, ônus que compete a eles produzir. Teoricamente, o atleta está na sua residência em momento de lazer, razão pela qual, não pode ser crucificado por supostamente estar divulgando as cores de outra agremiação. É seu direito usar a camisa de qualquer clube dentro de casa. Portanto, não se trata de falta grave a ponto de inviabilizar a relação mantida. A justa causa é a pena capital e só deve ser aplicada em casos extremos", analisa.
O advogado critica o comportamento do atacante rubro-negro, dado seu tamanho e idolatria para a torcida do clube carioca.
"O atleta é conhecido por seu comportamento polêmico e acabou de se envolver em problema na coleta de material para o exame antidoping. Apesar de sua condição de ídolo, muitas vezes não se comporta como tal, o que já foi discutido no clube em diversas oportunidades. Me espanta que um supervisor do clube tenha participado da reunião regada a bebidas alcoólicas e sequer tenha tido o cuidado de orientar o atleta a não vestir a camisa do clube rival, sabendo que facilmente essa imagem poderia ser divulgada por terceiros em redes sociais, ainda mais sabedor que o Gabigol rende notícias por ser ídolo do clube. Agrava a situação o fato do atleta estar em má forma e precisando ajudar a equipe voltando às suas melhores condições num momento complicado. Mas cabe a direção do clube tomar frente dessas questões", diz Theotonio Chermont.
Assessoria de Gabigol nega veracidade da foto
Em nota enviada para a imprensa, a assessoria de Gabigol afirmou que foto que viralizou não é verdadeira.
"Gabriel estava na casa dele, em um momento de folga e celebrando a vitória na Libertadores. Ele estava com amigos e membros do Flamengo que são seus amigos também. A foto não é verdadeira", diz a nota da assessoria do jogador.
Flamengo não se manifesta publicamente
Até o momento, o Flamengo não se manifestou publicamente sobre o vazamento da foto de Gabigol com a camisa do Corinthians.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberDe acordo com a 'ESPN Brasil', uma reunião entre os dirigentes do Flamengo está marcada para a manhã desta sexta-feira para alinhar uma decisão, que pode culminar na possível punição a Gabigol.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.