Topo

Luís Rosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São Bernardo perde muito sem o maestro para encarar o Palmeiras

Vitinho, durante jogo do São Bernardo - Divulgação/São Bernardo
Vitinho, durante jogo do São Bernardo Imagem: Divulgação/São Bernardo

28/02/2023 16h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em seu melhor momento na carreira, assim como é a fase do São Bernardo, o meia Vitinho, camisa 10, 32 anos, teve diagnosticada ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho direito, vai ter que passar por cirurgia e pode não jogar mais nesta temporada.

Neste início de temporada, o São Bernardo pode terminar com a melhor campanha da fase de grupos do Paulistão, mas já se sabe que terá pela frente o Palmeiras em jogo único nas quartas de finais. Se for o mais bem colocado, o duelo será em São Bernardo do Campo.

Em nota oficial, o São Bernardo informou que a contusão no joelho direito, que ocorreu no primeiro tempo da partida contra o São Paulo, no último sábado, obrigará Vitinho a passar por cirurgia. O clube não informou o tempo de recuperação, mas há o risco de ele só voltar aos gramados em jogos oficiais apenas em 2024.

O São Bernardo recebe nesta quarta-feira o Náutico, no estádio Primeiro de Maio, no duelo decisivo da primeira fase da Copa do Brasil. Como fez contra o São Paulo, o garoto Henrique Lordelo, 22 anos, que chegou ao clube neste ano e tem um gol em nove jogos, deve ser o substituto.

Sensação desta edição do Campeonato Paulista, o São Bernardo se agigantou como um conjunto fortíssimo, que venceu as últimas sete partidas, e muito se deve ao futebol do meia canhoto.

O técnico Márcio Zanardi montou o esquema tático do Bernô no 3-5-2 tradicional, com agressividade, que dá mais liberdade para os alas e os jogadores do meio-campo, e deixou com Vitinho a responsabilidade de articular as ações ofensivas.

Nas nove partidas nas quais atuou neste Paulistão, Vitinho anotou quatro gols, sendo três em cobranças de pênaltis. O único gol em bola rolando foi importantíssimo e ocorreu aos 52 min do segundo tempo na virada, por 2 a 1, sobre o Botafogo, no ABC. Antes, aos 43 min, o camisa 10 havia empatado em uma penalidade.

Esse poder ofensivo fez do São Bernardo, até a penúltima rodada, ser dono do melhor ataque do torneio com 21 gols, um a mais do que o São Paulo e três de vantagem sobre o. o Palmeiras.

Mineiro de Juiz de Fora, onde se profissionalizou no Tupi, Vitinho é o que se chama na linguagem do futebol um "cigano" da bola. Atuou em vários clubes considerados menores do futebol paulista, entre eles Botafogo, Bragantino, Mogi Mirim, Oeste, Santo André, e rápidas passagens por Atlético-GO e Paraná Clube.

No São Bernardo desde 2021, Vitinho simboliza também o ciclo de conquistas do clube nos últimos dois anos. No primeiro ano, o Tigre foi campeão da Série A2 e da Copa Paulista. Em 2022, na volta ao Paulistão, o São Bernardo disputou as quartas de finais, mas foi eliminado pelo São Paulo. No segundo semestre, o clube parou na semifinal da Série D, mas conquistou o acesso à Série C.