Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Breno Lopes supera Endrick e vira favorito por vaga no ataque do Palmeiras

Breno Lopes comemora o seu gol na vitória sobre o Mirassol pelo Paulistão - Cesar Greco/Palmeiras
Breno Lopes comemora o seu gol na vitória sobre o Mirassol pelo Paulistão Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

22/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a contusão do meia-atacante Bruno Tabata, que agradou na partida contra o São Bernardo, mas se machucou no início da semifinal diante do Ituano, a única posição que está em aberto no Palmeiras, no primeiro jogo da final no confronto contra o Água Santa, no próximo dia 2, é a do terceiro homem de ataque.

Tudo indica que o técnico Abel Ferreira repetirá o que fez na última apresentação, quando deu a oportunidade para o atacante Breno Lopes.

Se fosse pelo torcedor, que vem pedindo cada vez mais a presença de garotos no time titular, a briga pela posição seria entre Endrick ou Giovani.

Só que Abel Ferreira avalia o desempenho dos atletas em treinos e jogos. Dessa maneira, Breno Lopes está à frente das duas crias da base.

"Por tudo que o Breno tem feito nos treinos e nos jogos, e também é um jogador com muito pouco tempo quando entra. Dessa maneira, demos uma chance porque ele merece", disse o treinador.

Apesar de ter brilhando e marcado o seu nome na história do Palmeiras com o gol do título da Copa Libertadores de 2020, Breno Lopes nunca conseguiu se firmar como titular.

Como curiosidade, das dez finais da era Abel Ferreira, o atacante só entrou como titular nas finais da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, ambas em 2021, quando o Palmeiras perdeu, nos pênaltis, para o Flamengo e Defensa y Justicia-ARG, em Brasília.

Porém, é um jogador que sempre entrega o que treinador pede quando é acionado para entrar no decorrer das partidas ou em jogos no qual são escalados os reservas.

Dois jogos mostram em gols a importância de Breno Lopes neste Campeonato Paulista. Na vitória sobre o Mirassol, por 2 a 0, fora de casa, o atacante começou como titular e abriu o marcador.

No seu segundo gol na temporada, Breno Lopes entrou aos 39min da etapa final, anotou o gol, aos 48min, que tirou o sufoco na partida contra o Red Bull Bragantino, que terminou 2 a 0. Essa foi a partida que o Palmeiras mais sofreu em casa nesta temporada.

Com esse gol, Breno Lopes manteve a sua sina de artilheiro da segunda etapa. Isso porque dos 18 anotados, 13 deles foram marcados na etapa final. Desses, oito deles aconteceram após os 40min do segundo tempo.

Contratado em novembro de 2020, estava no Juventude na disputa da Série B, o atacante estreou no dia 14 daquele mês na vitória sobre o Fluminense, no Allianz Parque. Ao todo, o camisa 19 atuou em 112 jogos, sendo 29 como titular.

Nessa disputa pela última vaga no setor ofensivo, Endrick e Giovani correm por fora. Xodó da torcida, o primeiro foi quem mais atuou como titular, mas não conseguiu balançar as redes.

Além disso, Endrick não foi chamado a entrar no decorrer das últimas duas partidas. A sua última participação foi no duelo com o Guarani, quando ficou na reserva e participou de toda a etapa final.

Da mesma forma, no caso de Giovani, que fez um gol no clássico contra o Santos e parou por aí, a dificuldade é a de não ter conseguido a sequência.

Os dois são tratados com muito cuidado pela comissão técnica para não sofrerem tanta pressão.

Por isso, as chances são menores de um deles ser escolhido para começar a decisão contra o Água Santa.