Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras fez mais jogos no ano do que os adversários da Libertadores

Weverton se prepara para disputar a sexta Libertadores seguida como titular do Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Weverton se prepara para disputar a sexta Libertadores seguida como titular do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

29/03/2023 11h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o elenco formado em sua maioria por jogadores que já conquistaram a Copa Libertadores, a base do time titular palmeirense começa a edição deste ano com outra vantagem em relação aos seus concorrentes, o número de partidas disputadas.

Até a próxima quarta-feira, dia 5, quando estreia no torneio sul-americano, contra o Bolívar, em La Paz na Bolívia, o Palmeiras terá realizado 16 jogos, número esse que será contabilizado com o primeiro encontro com o Água Santa, marcado para domingo, na final do Campeonato Paulista, na Arena Barueri.

Desde que estreou na temporada, no dia 14 de janeiro, no empate sem gols, com o São Bento, no Allianz Parque, o Palmeiras obteve 11 vitórias e 4 empates, tendo como destaque o título da final da Supercopa do Brasil ao derrotar o Flamengo, por 4 a 3, em Brasília.

Por causa da paralisação provocada pela data Fifa, a última vez que os palmeirenses entraram em campo foi no dia 19 de março, quando venceram, por 1 a 0, o Ituano e se classificaram para a quarta final consecutiva do Paulistão.

Dono da casa no duelo de estreia da Libertadores contra o Palmeiras, o Bolívar realizou bem menos jogos oficiais. Desde o dia 5 de fevereiro foram seis partidas pela Liga Boliviana e uma válida pela Copa da Liga Boliviana. No geral, a equipe venceu cinco delas e perdeu duas.

Por causa de adiamentos de partidas e a paralisação dos torneios locais em função da data Fifa, o Bolívar não entra em campo desde o dia 12 de março, quando venceu o Aurora, por 1 a 0, como mandante. A próxima partida vai ser justamente contra o Palmeiras na próxima quarta-feira.

Adversário da segunda rodada, o Cerro Porteño teve ao longo deste ano uma rodagem que chega próximo à dos palmeirenses. Desde a estreia na temporada, quando empatou em 1 a 1 com o Deportivo Luqueño, no dia 29 de janeiro, a equipe paraguaia permanece invicta. Foram 13 partidas, sendo nove pela Liga Apertura Paraguaia e quatro nas fases preliminares da Copa Libertadores.

Nesses encontros, o Cerro obteve oito vitórias e cinco empates. Dos triunfos, quatro aconteceram na fase preliminar da Libertadores, dois sobre o Curicó Unido, do Chile, e os outros ao eliminar o Fortaleza.

A última partida do Cerro Porteño ocorreu no último sábado, quando goleou o Nacional, em casa, por 4 a 1. Antes da estreia na Libertadores, na próxima quarta-feira, contra o Barcelona do Equador, em Assunção, a equipe faz o clássico contra o Libertad, neste domingo, fora de casa.

Dos três adversários do Palmeiras na fase de grupos, o Barcelona é o que menos tem minutos jogados nesta temporada. Foram apenas três jogos oficiais, todos pela Liga do Equador.

O clube de Guayaquil estreou no dia 25 de fevereiro e perdeu, fora de casa, por 2 a 1 do Gualaceo. Em casa, no dia 4 deste mês, goleou o Delfín por 5 a 0 e dia 18, como visitante, foi derrotado, por 1 a 0, no clássico contra o Independiente del Valle.

Por causa da paralisação da Liga do Equador em função da data Fifa, o Barcelona só voltará a campo no próximo sábado, quando recebe o Mushuc Runa.