Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras usa estreia na Libertadores para testar força do elenco

Abel Ferreira escolhe os jogadores com menos partidas no ano para a estreia na Libertadores - Cesar Greco/Agência Palmeiras
Abel Ferreira escolhe os jogadores com menos partidas no ano para a estreia na Libertadores Imagem: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qualquer que fosse o resultado da primeira partida da decisão do Paulistão contra o Água Santa e o que acontecer no duelo final, neste domingo, no Allianz Parque, a comissão técnica do Palmeiras já tinha planejado que, tanto na estreia da Copa Libertadores quanto na larga da Copa do Brasil, os jogadores com menos rodagem na temporada serão a maioria escalação.

Por isso, nesta quarta-feira, no confronto contra o Bolívar, às 21h30 (horário de Brasília), em La Paz, na Bolívia, somente o volante Gabriel Menino está com o elenco, mas não é certeza de que o meio-campista irá começar a partida válida pelo Grupo C do torneio.

No outro confronto da chave Cerro Porteño e Barcelona do Equador se enfrentam em Assunção, no Paraguai, a partir das 21h (horário de Brasília).

A estratégia de poupar os principais jogadores também acontecerá na próxima quarta-feira (12), quando o Palmeiras recebe o Tombense-MG, no primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil.

Isso porque, na avaliação da comissão técnica, o grau de exigência física e mental, com título ou sem título, impedirá a escalação da força máxima, mesmo sendo a partida em casa.

Portanto, a volta dos titulares acontecerá na partida contra o Cuiabá, dia 15, também em casa, na estreia palmeirense no Brasileirão.

Em suas três últimas entrevistas coletivas, o técnico Abel Ferreira sinalizou que a partir de abril, em função de disputar três competições, o elenco será testado para avaliar o estágio competitivo.

Se em março o Palmeiras realizou apenas três partidas, neste mês, entre finais do Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, o time fará dez partidas. Em maio, caso passe pelo Tombense, será um jogo a menos.

"Procuramos pedir que este jogo fosse sábado, mas por questões de televisão agora vamos ter uma viagem imensa. Apesar de a final em outros estados acontecerem no sábado, podia ter feito este jogo às oito e meia e podia perfeitamente nos dar uma margem para poder fazer essa viagem, preparar este jogo e preparar o próximo, mas é assim que é o futebol brasileiro e ponto. Vamos procurar a cada jogo fazer o que sempre fizemos, escolher a gestão de energia para jogar na máxima força", disse o técnico Abel Ferreira, na entrevista coletiva após a derrota para o Água Santa, na Arena Barueri.

"Não é em função da derrota [a decisão de rodar o elenco], eu disse que este mês irá testar os nossos limites, a capacidade e competência do nosso elenco. É isso que vai acontecer", completou o treinador.

Desfalques e estreantes

Mesmo que quisesse, Abel Ferreira não conseguiria escalar a força máxima. Na defesa, o zagueiro Murilo, expulso na segunda partida da semifinal do ano passado, quando o Palmeiras foi eliminado pelo Athletico-PR, em casa, cumpre o primeiro de dois jogos de suspensão.

Outro desfalque é o lateral esquerdo Piquerez, que torceu o tornozelo direito no final do primeiro tempo contra o Água Santa e deve ficar afastado da equipe por ao menos um mês.

Para essas duas posições, os escolhidos devem ser os garotos da base, o zagueiro Naves e o lateral esquerdo Vanderlan.

Para quem esperou oito meses para a contratação de reforços, o torcedor palmeirense deve ver a presença do atacante Artur, em sua terceira vez pelo clube, e a primeira partida do volante colombiano Richard Ríos.

Ambos foram contratados na semana passada, mas somente Artur deve iniciar a apresentação.

A escalação provável do Palmeiras é: Marcelo Lomba; Garcia, Luan, Naves e Vanderlan; Fabinho, Gabriel Menino e Artur; Mayke, Breno Lopes e Flaco Lopez.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado em um trecho do texto, o nome do treinador do Palmeiras é Abel Ferreira. O erro já foi corrigido.