Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras e Flamengo falham na estratégia e se complicam na Libertadores

Jailson é expulso pelo juiz Alexis Adrián Herrera no final do primeiro tempo contra o Bolívar - Reprodução/Twitter
Jailson é expulso pelo juiz Alexis Adrián Herrera no final do primeiro tempo contra o Bolívar Imagem: Reprodução/Twitter

06/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais preocupados com as finais dos Estaduais no próximo domingo, os portugueses Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e Vitor Pereira, que comanda o Flamengo, apostaram na estratégia de poupar os principais jogadores, se deram mal na estreia da Copa Libertadores e já estão pressionados para a segunda rodada da competição.

Foram começos de jogos animadores, mas Palmeiras e Flamengo perderam de virada, respectivamente, para Bolívar e Aucas, por 3 a 1 e 2 a 1, nos confrontos fora de casa, com a dificuldade da altitude.

Com a equipe totalmente reserva, os palmeirenses sofreram com o ar rarefeito de La Paz, na Bolívia, e os seus 3.625 m de altitude. Os flamenguistas encararam os 2.850 de Quito, no Equador.

Para clubes que são apontados como favoritos e donos dos quatro últimos títulos da Copa Libertadores, as situações de Palmeiras, campeão das edições de 2020 e 2021, e Flamengo, que conquistou as de 2019 e 2022, ficaram um pouco complicadas com o sinal de alerta aceso para a segunda rodada.

Pelo Grupo C, o Palmeiras recebe o Cerro Porteño, no próximo dia 20. A equipe paraguaia vem mostrando força ao longo do torneio, pois disputou as duas fases preliminares e venceu os quatro jogos, em duelos de ida e volta, contra o Curicó Unido, do Chile, e o Fortaleza.

Como tem show programado para o Allianz Parque, a diretoria palmeirense ainda não sabe se poderá utilizar o seu estádio. Caso não for possível, o duelo deve ser no Morumbi.

Na estreia da fase de grupos, o Cerro despachou o Barcelona de Guayaquil-EQU, por 2 a 1, em Assunção, e soma os mesmos três pontos do Bolívar, que leva vantagem no saldo de gols, 2 a 1.

Pelo critério de saldo de gols, o Palmeiras perde no confronto com o Barcelona e é o lanterna da chave. Os equatorianos recebem os bolivianos, no dia 19.

Na disputa pelo Grupo A, o Flamengo, que usou equipe mista, terá pela frente o confronto dos perdedores no dia 19, quando recebe o Ñublense, do Chile, no Maracanã. O adversário foi derrotado em Chillán pelo Racing, da Argentina, por 2 a 0.

Vencedores, Racing, líder pelo saldo de gols (2 a 1), e Aucas, segundo, se enfrentam no dia 20, na Argentina. O Flamengo é terceiro pelo saldo de gols (-1 a -2) em relação ao Ñublense.

Virada de chave

Antes de pensarem na Copa Libertadores, Palmeiras e Flamengo tentam aliviar a pressão com a conquista dos títulos estaduais.

Pelo Campeonato Carioca, o cenário do Flamengo é muito mais favorável. Com a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense no primeiro jogo, o Rubro-Negro pode perder por até um gol de diferença, domingo, no Maracanã.

No lado palmeirense, a pressão só aumentou com a segunda derrota seguida, depois de ter ficado os primeiros 15 jogos do ano sem perder.

Com a derrota por 2 a 1 para o Água Santa, em Barueri, o Palmeiras conta com a força da sua torcida no Allianz Parque, também no domingo, para tentar reverter a situação, vencer por dois ou mais gols de diferença e faturar o bicampeonato paulista.

Se a vitória sair por um gol, os dois times vão decidir em cobranças de penalidades. O clube de Diadema joga pelo empate.

Na sequência da temporada até chegar aos duelos da segunda rodada da Copa Libertadores, Palmeiras e Flamengo terão as estreias na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Nesses torneios, os palmeirenses encaram, respectivamente, Tombense, dia 12, e Cuiabá, dia 15, ambos em casa. O Flamengo vai ao Paraná encarar o Maringá, dia 13, e depois recebe o Coritiba, dia 16, no Rio de Janeiro.