Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rony fora e López titular: como será ataque do Palmeiras nos próximos jogos

O atacante argentino Flaco López aproveitou as chances e fez gols contra Bolívar e Água Santa - Reprodução/Palmeiras
O atacante argentino Flaco López aproveitou as chances e fez gols contra Bolívar e Água Santa Imagem: Reprodução/Palmeiras

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com três competições simultâneas pela frente, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores, e três jogadores contundidos, o ataque é o setor que mais o técnico Abel Ferreira terá que fazer alterações e assim abrir espaços para atletas que tiveram pouca rodagem nesta temporada.

Quem larga na frente nesse cenário é o atacante argentino Flaco López, que será titular nesta quarta-feira, quando o Palmeiras recebe no Allianz Parque o Tombense-MG, no primeiro jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil.

Pela análise da comissão técnica, qualquer que fosse o resultado da final do Campeonato Paulista contra o Água Santa, a escalação não seria repetida contra o time mineiro.

Além disso, enquanto em março foram apenas três partidas, neste mês o Palmeiras atuará em nove apresentações. As duas das finais do Paulistão, duas pela Copa do Brasil, duas pela Copa Libertadores e três pelo Campeonato Brasileiro.

O que foi guardado internamente é que o atacante Rony participou dos dois jogos finais com uma fratura no antebraço direito. O camisa 10 passou por uma cirurgia nesta segunda-feira e deve ficar, no mínimo, 45 dias longe dos gramados.

Dessa maneira, o argentino Flaco López poderá ter a sua maior sequência desde que chegou ao Palmeiras, em junho do ano passado. Isso em função dos gols marcados contra Bolívar, na derrota por 3 a 1, no duelo de estreia da Libertadores em La Paz-BOL, e diante do Água Santa, que fechou a goleada por 4 a 0 na final do Campeonato Paulista.

"No Brasil, o calendário é muito louco, tem muitos jogos e temos sempre que virar a página para estar ligado. Por outro lado, é bom para todo mundo ter minutos e precisamos estar preparados porque o Palmeiras precisa ganhar sempre", disse Flaco López, nesta segunda-feira, em entrevista ao site oficial do Palmeiras.

Para o encontro contra o Tombense, se o técnico Abel Ferreira optar pelos reservas ou formar um mistão, os seus parceiros no trio ofensivo devem ser os mesmos da partida na Bolívia, Breno Lopes e o garoto Garcia, que é lateral direito de origem, mas tem sido escalado mais avançado.

Caso opte por usar um atacante de ofício, Abel Ferreira pode dar oportunidade para Giovanni e deixar Garcia como reserva.

A opção de colocar Artur no ataque não será possível. O novo camisa 14, que estreou como meia contra o Bolívar, está descartado por ter disputado esta edição da Copa do Brasil pelo Red Bull Bragantino.

Ao longo desta temporada, Abel Ferreira testou e aprovou o lateral direito Mayke e o meia Bruno Tabata no setor ofensivo, mas os dois estão contundidos e não há previsão de quando ficarão à disposição.

Se optar pelos que mais atuaram no setor ofensivo, o que é pouco provável ao menos contra o Tombense, o ataque vai ser formado por Endrick, Dudu e Flaco López.

Porém, no confronto contra o Cuiabá, na estreia do Campeonato Brasileiro, sábado, no Allianz Parque, e diante do Cerro Porteño-PAR, pela segunda rodada da Copa Libertadores, no próximo dia 20, marcado para o Morumbi, o trio citado acima é o favorito para iniciar os dois confrontos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o meia-atacante do Palmeiras se chama Bruno Tabata, e não Rodrigo Tabata. O erro foi corrigido.