Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com apostas em crias da base, Palmeiras vence o Tombense de virada

Abraçado por John John, Gabriel Menino comemora seu gol, primeiro do Palmeiras na virada sobre o Tombense - Peter Leone/Estadão Conteúdo
Abraçado por John John, Gabriel Menino comemora seu gol, primeiro do Palmeiras na virada sobre o Tombense Imagem: Peter Leone/Estadão Conteúdo

12/04/2023 22h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na estreia da Copa do Brasil, em duelo válido pela terceira fase, o destaque na vitória, por 4 a 2, de virada, sobre o Tombense, no Allianz Parque, foi o técnico Abel Ferreira dar oportunidades para promessas da base.

Com o resultado, no reencontro marcado para o dia 26 de abril, em local ainda indefinido para o mando do clube mineiro, o Palmeiras pode perder por até um gol para garantir a vaga às oitavas de final.

Assim, o jovem John John foi o escolhido para o lugar do meia Raphael Veiga, que não tem concorrência no elenco e sofreu uma lesão na coxa direita na final do Campeonato Paulista contra o Água Santa. Ele não tem previsão de retorno aos gramados.

Além de John John, outros três garotos da base mais conhecidos e experientes começaram a partida, o lateral esquerdo Vanderlan, o meio-campista Gabriel Menino e o atacante Endrick, que deixou a camisa 16 e se tornou o dono da camisa 9.

O Tombense saiu na frente com o gol do meia Matheus Frizzo, que aproveitou um descuido em um rebote de Gustavo Gómez, que teve a companhia de Luan na zaga. Murilo ficou como opção na reserva.

Após o gol, o Palmeiras partiu com tudo para cima da equipe mineira e a estrela de Gabriel Menino brilhou mais uma vez com um golaço de fora da área.

Na virada, pintou o faro do centroavante Flaco López, que fez seu terceiro gol seguido. Antes, o argentino havia marcado contra o Bolívar na derrota (3 a 1) na estreia da Copa Libertadores, em La Paz, e fechou a goleada, por 4 a 0, sobre o Água Santa, na conquista do título do Campeonato Paulista.

Com esse desempenho, Flaco López aproveitou a oportunidade e agora pode ser considerado titular, ao menos enquanto Rony, que passou por cirurgia no antebraço direito, na última segunda-feira, não poderá ser escalado.

Na jogada do gol, López armou a jogada, acionou John John, que foi derrubado pelo marcador, mas o juiz deixou o lance seguir. A bola chegou a Vanderlan, que deu a assistência para o centroavante dar o cabeceio certeiro.

Mais experiências

Os cinco jogadores que entraram no segundo tempo demomonstram como Abel Ferreira pretende rodar o seu elenco. Entraram Richard Ríos, que estreou no Allianz Parque e quase fez um gol no seu primeiro chute, Giovani, perigoso pelo lado direito, que deu o passe para o companheiro.

Criticado pela torcida, Navarro entrou bem, incomodou a zaga do Tombense e sofreu o pênalti cometido por Wesley. A cobrança foi muito bem executada por Gustavo Gómez.

O Tombense aproveitou a chance em um rebote de Vanderlan, que Marcelinho anotou um golaço. A comemoração só veio após a confirmação do VAR.

O esforço de Navarro foi compensado no lance que teve a participação do reserva Breno Lopes, que cruzou a bola para Gustavo Gómez, que serviu para o centroavante anotar o quarto gol, mas também teve que esperar a confirmação do VAR.

No final, o garoto Luis Guilherme, que entrou bem na sua estreia como profissional, mas perdeu a chance incrível, do que seria o quinto gol.