Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Napoli x Milan é um convite aos amantes do futebol raiz
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Se você é, como eu, um amante do futebol raiz, então, caso consiga, nesta terça-feira, a partir das 16h, pare em frente à TV e se deleite com o clássico italiano Napoli e Milan, que buscam uma das vaga às semifinais da Liga dos Campeões da Europa (desculpem, eu me recuso a usar o nome em inglês da competição).
Quem acompanhou o primeiro jogo e, repito, gosta do futebol raiz, ficou extremamente satisfeito com um jogaço, de mais força do que técnica, jogadas ríspidas, discussões e alta rotação dos dois lados na saída da defesa para o ataque.
Na semana passada, em Milão, os donos da casa suportaram a pressão napolitana e venceram por 1 a 0. Então, é ou não é divertido, um time arrematar ao gol 12 vezes, acertar dois chutes no alvo e fazer um gol, enquanto a equipe rival arriscou 16 finalizações, sendo seis acertaram a meta milanesa e não comemoraram nenhum gol?
Hoje, em Nápoles, a equipe milanesa precisa do empate. Ao Napoli, o caminho é vencer por dois gols de diferença. Se conquistar a vitória por um gol no tempo normal, haverá prorrogação. Caso termine empatado o tempo extra, os dois times decidirão a vaga em cobranças de penalidades.
Está com cheiro de que o Milan, com o seu futebol simples e objetivo, leva a vaga, mas eu sei que posso errar na aposta, pois o Napoli joga com o apoio da sua torcida e tem a motivação de chegar pela primeira vez ao seleto grupo dos quatro melhores da Europa, algo que nem o elenco comandado pelo falecido Diego Armando Maradona obteve êxito.
Aposto no Milan pela tradição de segundo clube que mais vezes venceu a Liga dos Campeões. Foram sete conquistas, a última delas na temporada 2006/2007.
Nesta edição, o clube rubro-negro, assim como seu rival Internazionale, não foi vazado nos três jogos do mata-mata.
A solidez defensiva tem como destaque o goleiro francês Mike Maignan, que foi uma verdadeira muralha nas duas últimas partidas.
Por outro lado, para quem precisa de gols, o Napoli terá um importante reforço. Recuperado de contusão, o centroavante nigeriano Victor Osimhen está confirmado no ataque. O atacante vive ótima fase. É o artilheiro do Campeonato Italiano, com 21 gols em 24 partidas, além de quatro assistências.
O atacante é um dos responsáveis pela campanha brilhante do Napoli no Italiano. A oito rodadas para o término do torneio, com 75 pontos contra 61 da Lazio, a torcida napolitana está em contagem regressiva para o título.
Outra atração no Napoli será o zagueiro brasileiro Juan Jesus, 31 anos, que é pouco conhecido por aqui. Revelado pelo Inter de Porto Alegre, o defensor está no futebol italiano há dez anos e teve, antes, passagens pela Inter de Milão e Roma. Ele substitui o coreano Kim Min-jae, que cumpre suspensão.
Vale destacar que, caso a Inter, que joga em casa contra o Benfica, nesta quarta-feira, com a vantagem de ter vencido por 2 a 0 em Lisboa, confirme a classificação, ela enfrentará o vencedor de Napoli e Milan e marcará a volta de um clube italiano à final da Liga dos Campeões, o que não ocorre desde a temporada 2016/2017.
Será uma barbada?
Maior vencedor da Liga dos Campeões, com 14 conquistas, e, para variar, favorito ao título, o Real Madrid, sob o comando do atacante brasileiro Vinícius Júnior, até aqui o melhor jogador da competição, deve se classificar no duelo com o Chelsea, no estádio Stamford Bridge, em Londres, na Inglaterra.
Além de poder perder por até um gol de diferença, a equipe espanhola vai enfrentar um adversário em crise, que não vence há seis jogos, e vem de três derrotas seguidas, entre Campeonato Inglês e Liga dos Campeões.
A última vitória do Chelsea foi sobre o Leicester, por 3 a 1, fora de casa, no dia 11 de março, pelo Campeonato Inglês.
Na sequência de três derrotas seguidas, o Chelsea foi comandado por Frank Lampard, que assumiu como técnico interino após a demissão de Graham Potter. O ex-meia e ídolo do clube ficará no cargo até o final da temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.