Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em quatro jogos, Abel Ferreira estabelece seu melhor início de Brasileirão

Abel Ferreira durante o jogo contra o Goiás; treinador palmeirense alcança seu melhor início de Brasileirão - Isabela Azine/AGIF
Abel Ferreira durante o jogo contra o Goiás; treinador palmeirense alcança seu melhor início de Brasileirão Imagem: Isabela Azine/AGIF

08/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico Abel Ferreira disputa o seu quarto Campeonato Brasileiro, mas somente nos três últimos o treinador português comanda o Palmeiras desde a primeira rodada. Mais experiente graças ao título do ano passado e com um grupo de jogadores, cuja maioria se conhece muito bem, os resultados desta edição são melhores conquistados nos quatro primeiros jogos.

Em 2021, nos quatro primeiros jogos, o Palmeiras somou sete pontos. Estreou com derrota (1 a 0) para o Flamengo, como visitante, depois vitória (3 a 1) sobre a Chapecoense e empate (1 a 1) com o Corinthians, ambas no Allianz Parque, e depois vitória sobre o Juventude (3 a 0), em Caxias do Sul.

No ano passado, a largada deixou a torcida palmeirense apreensiva, pois foram apenas cinco pontos nos 12 disputados. Logo após o título do Campeonato Paulista, na virada sobre o São Paulo, o Palmeiras perdeu para o Ceará (3 a 2), no Allianz Parque, depois empatou (1 a 1) com o Goiás, em Goiânia, e Flamengo (0 a 0), no Maracanã, e venceu na quarta rodada, o Corinthians (3 a 0), em casa.

Nesta edição do torneio, o Palmeiras, atual campeão, começou muito bem, com vitória (2 a 1) sobre o Cuiabá, na estreia, no duelo no Allianz Parque. Na segunda rodada, o Verdão ficou em desvantagem de dois gols, mas buscou o empate (2 a 2) com o Vasco, no Maracanã.

Na terceira rodada, a torcida vibrou, em casa, com a vitória no clássico, por 2 a 1, sobre o Corinthians, que se afundou ainda mais na crise.

Neste domingo, em Goiânia, a goleada (5 a 0) sobre o Goiás estabeleceu, com dez pontos, o melhor início de Abel Ferreira, desde as primeiras quatro rodadas, à frente do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Com a maior marca da comissão técnica portuguesa são dez pontos em 12 disputados e a segunda colocação provisória.

Ao ser perguntado sobre o desempenho nesta quarta partida, o técnico Abel Ferreira contou, em poucas palavras, por que o seu Palmeiras é uma equipe forte e vai brigar por mais esse título.

"Foi uma vitória muito bem conseguida, uma equipe consistente. Isso define as boas equipes, consistência", disse o treinador.

Essa consistência o Palmeiras aprendeu com Abel Ferreira. Isso foi determinante no ano passado para a campanha do título brasileiro, conquistada com 81 pontos, 23 vitórias, 12 empates e três derrotas. Foram 66 gols marcados e 27 sofridos. Melhor desempenho dos três vencidos na era dos pontos corridos. Antes, o Verdão foi campeão em 2016 e 2018.

Para fechar esta quarta rodada com a segunda melhor campanha, o Verdão depende de que o Fortaleza não vença o Corinthians por três gols de diferença, nesta segunda-feira, na Neo Química Arena.

Na próxima rodada, nesta quarta-feira, o Palmeiras recebe o Grêmio, no Allianz Parque. Para terminar como líder, além de somar os três pontos, o Botafogo, único clube com 100% de aproveitamento, não pode vencer o Corinthians, quinta-feira, no Rio de Janeiro.

É importante lembrar que este é o quarto Brasileirão sob a gestão do treinador português. Entretanto, no primeiro, disputado entre 2020 e 2021, ele começou na 20ª rodada, no lugar do interino Andrey "Cebola" Lopes, que comandou o Palmeiras em três jogos após a demissão de Vanderlei Luxemburgo.

Pelo Nacional, nos quatro primeiros jogos com Abel Ferreira, o Palmeiras somou nove pontos. Começou com as vitórias (1 a 0) sobre o Vasco, em São Januário, e Fluminense (2 a 0), no Allianz Parque, depois veio a derrota (1 a 0) para o Goiás, em Goiânia, e fechou com o terceiro triunfo (3 a 0) em cima do Athletico-PR, em casa.