Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras 'encosta' Endrick e dá mais espaços a López e Navarro

Endrick ficou três partidas sem jogar, retornou contra o Goiás e marcou um dos cinco gols na goleada do Palmeiras - Ettore Chiereguini/AGIF
Endrick ficou três partidas sem jogar, retornou contra o Goiás e marcou um dos cinco gols na goleada do Palmeiras Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

09/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Enquanto o Real Madrid conta os dias para a chegada do garoto Endrick para formar, no segundo semestre de 2024, o trio de ataque com os brasileiros Rodrygo e Vinícius Júnior, no Palmeiras, o atacante perdeu espaço para os menos badalados Rafael Navarro e Flaco López.

Há uma série de fatores que ajudam a entender por que o técnico Abel Ferreira tem usado menos Endrick, que se tornou reserva, assim como os outros dois atacantes.

Apesar de ter sido decisivo com gols nos dois jogos contra o Água Santa, na final do Campeonato Paulista, Endrick só foi titular na sequência mais duas vezes.

Isso ocorreu na abertura do Campeonato Brasileiro, quando marcou o primeiro gol da competição, na vitória, por 2 a 1, sobre o Cuiabá, e na estreia da terceira fase da Copa do Brasil, quando o Palmeiras venceu, por 4 a 2, o Tombense. Os dois jogos foram no Allianz Parque.

Depois disso, Endrick entrou no segundo tempo contra Vasco e Cerro Porteño, no primeiro jogo do Palmeiras em casa pela Copa Libertadores, e no máximo se aqueceu durante a etapa final nos jogos contra Tombense, Corinthians e Barcelona de Guayaquil-EQU.

Contra o Goiás, Endrick voltou a jogar, e o período fora, como aconteceu na reta final do Paulistão, deu certo. Ele substituiu Rony na etapa final e anotou o quarto na goleada, por 5 a 0, em Goiânia.

Na avaliação da comissão técnica, Flaco López e Navarro precisavam receber mais oportunidades, pois, além de terem bom rendimento nos treinos, são jogadores também jovens, com contratos mais longos, precisam provar para a torcida que podem ser úteis ao clube e darem retorno ao investimento.

No Palmeiras desde julho do ano passado, Flaco López, 22 anos, tem contrato até 28 de junho de 2027. Navarro, 23 anos, chegou em janeiro e assinou vínculo até 30 de dezembro de 2026.

A saída programada de Endrick é outro fator que abre mais oportunidades para Flaco López e Navarro.

Ao completar 16 anos, em julho do ano passado, Endrick assinou seu primeiro contrato como profissional, com término em 30 de junho de 2025. Porém, em dezembro o garoto foi negociado com o Real Madrid e deve se apresentar ao clube em julho do ano que vem, pois a legislação da Fifa só permite a transferência internacional de jogadores a partir dos 18 anos.

No jogo com os reservas na Bolívia, na estreia da Libertadores, Flaco López começou a recuperar a confiança. Ali ele iniciou uma série de quatro jogos com gols e repetiu contra Água Santa, Tombense e Cuiabá.

Depois, o atacante argentino não conseguiu marcar diante do Cerro Porteño, Vasco e Tombense. Nas últimas três partidas, Corinthians, Barcelona e Goiás, ele sequer foi chamado para entrar na etapa final.

A "minutagem" de Navarro é a menor em relação aos dois companheiros, mas ele aproveitou bem as oportunidades e anotou três gols nas últimas seis partidas, contra Tombense, Cerro Porteño e Vasco. Foi titular apenas no duelo com a equipe cruzmaltina.

Quarteto entrosado

Após os retornos de Raphael Veiga e Rony, que estavam afastados por contusão, Abel Ferreira montou o setor ofensivo com os dois em parceria com Dudu e Artur, que deixou o Red Bull Bragantino valorizado por um bom contrato para a sua terceira passagem no clube que o lançou como profissional.

Com esse quarteto, o trio Endrick, Flaco López e Navarro vai ter que se desdobrar para ter chances no segundo tempo e, claro, ter mais chances de atuar quando Abel Ferreira decidir poupar algum dos titulares.

Foram apenas três partidas com o novo quarteto, e o entrosamento é considerado uma das chaves para o Palmeiras ter conquistado três vitórias seguidas, com nove gols marcados e apenas um sofrido.

Nesta quarta-feira, contra o Grêmio, no Allianz Parque, Raphael Veiga, Artur, Dudu e Rony devem atuar pela quarta vez seguida.

Se os quatro estiverem em condições para a próxima partida, contra o Red Bull Bragantino, alguém pode ser poupado, pois o confronto acontece no sábado, novamente no Allianz Parque, e o tempo de descanso é curto.

Por fim, diante do Fortaleza, no próximo dia 17, primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, que fecha a série de três jogos seguidos do Palmeiras como mandante, o quarteto não será escalado. Artur já disputou o torneio pelo Red Bull Bragantino.