Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Abel propõe desafio para Palmeiras terminar ano sem derrota em casa

Abel Ferreira comanda o Palmeiras em busca da 13ª vitória seguida como mandante nesta temporada - Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Abel Ferreira comanda o Palmeiras em busca da 13ª vitória seguida como mandante nesta temporada Imagem: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

13/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico Abel Ferreira sempre propõe para os seus jogadores algumas minimetas. É assim que neste início de Campeonato Brasileiro, o Palmeiras atingiu o seu melhor início no torneio sob o comando do treinador português.

Em cinco rodadas, o Verdão obteve 13 pontos com quatro vitórias e um empate, mais do que o dobro de pontos da edição anterior, quando terminou com o título. Em 2022, a equipe somou seis pontos, com uma vitória e três empates e uma derrota.

Dentro os desafios das minimetas, como a coluna apurou, uma delas é tentar terminar a temporada sem nenhuma derrota como mandante. Ou seja, a partida contra o Red Bull Bragantino, neste sábado, tem esse ingrediente a mais para o elenco palmeirense.

Parece um desafio e tanto, mas não é bem assim. Na temporada passada, em 37 partidas como mandante, o Palmeiras só perdeu duas vezes, ambas pelo Campeonato Brasileiro, contra o Ceará, na estreia do torneio, e diante do Athletico-PR, na 15ª rodada. Fora as duas quedas, o time venceu 29 jogos e ficou no empate em seis confrontos.

O tropeço contra o Furacão aconteceu no dia 2 de julho. Desde então, se for contar apenas as partidas como mandante no Allianz Parque, o Palmeiras acumula 27 partidas de invencibilidade em casa.

Se não perder do RB Bragantino e depois contra o Fortaleza, na próxima quarta-feira, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, a era Abel Ferreira estabelecerá mais um recorde: a maior série invicta desde a inauguração do Allianz Parque.

Outro recorde que pode ser batido, este neste sábado, é o de vitórias consecutivas no Allianz Parque. Caso vença, o Palmeiras alcançará o 11º triunfo seguido pela primeira vez na remodelada arena.

Essa marca já poderia ter sido batida, caso o time não tivesse atuado, contra Santos, pelo Campeonato Paulista, e Cerro Porteño-PAR, em duelo válido pela Copa Libertadores, no estádio do Morumbi.

Com as vitórias nessas duas partidas, como mandante, o Palmeiras soma 100% de aproveitamento nas últimas 12 partidas.

Recorde distante

Segundo levantamento do historiador palmeirense Fernando Galuppo, o maior período de invencibilidade do Palmeiras no antigo Palestra Itália foi entre fevereiro de 1986 a setembro de 1990, quando o Verdão ficou 68 partidas invicto, um recorde mundial. Foram 44 vitórias, 24 empates, com 106 gols a favor e 26 contra.

Essa marca foi superada pelo Chelsea em 2008. O clube londrino começou a série invicta no Stamford Bridge em fevereiro de 2004 e foi perder em outubro de 2008. Ao longo de 86 partidas, os "Blues" somaram 62 vitórias e 24 empates, com 175 gols a favor e 44 contra.