Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em dez anos, só três líderes da fase de grupos venceram a Libertadores

29/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dos quatro jogos que encerram a fase de grupos da Copa Libertadores, o confronto Palmeiras e Bolívar-BOL, no Allianz Parque, às 21h (hora de Brasília), é o mais atraente e com cara de decisão. Além da liderança do Grupo C, o encontro pode definir o primeiro colocado na classificação geral.

Somente sairá deste duelo a melhor equipe da fase de grupos se houver um vencedor. Isso porque Palmeiras e Bolívar-BOL estão empatados com 12 pontos. Se empatarem, ambos ficarão atrás do Olímpia-PAR, que encerrou a sua participação e somou 14 pontos.

A primeira colocação entre os 16 classificados dá a vantagem apenas de decidir em casa até uma eventual semifinal. Vale destacar que a decisão, como acontece desde a edição de 2019, é realizada em jogo único, como local definido pela Conmebol. Neste ano o palco será o estádio do Maracanã, como na edição de 2020, que, por causa da pandemia da Covid-19, a final foi disputada em janeiro de 2021, quando o Palmeiras venceu o Santos na decisão.

No outro jogo válido pelo Grupo C, em Guayaquil, no Equador, Barcelona e Cerro Porteño, também às 21h (hora de Brasília), disputam a terceira colocação, que dá direito a lutar por uma vaga nos playoffs da Copa Sul-Americana.

Sem chances de terminar na primeira colocação geral, o já classificado Boca Juniors recebe o Monagas-VEN, em Buenos Aires, às 19h (hora de Brasília), e precisa de um empate para garantir a primeira colocação do Grupo F.

O adversário precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença e torcer para que, em Santiago, no Chile, no mesmo horário, Colo-Colo e Deportivo Pereira-COL, que também lutam pela segunda vaga, fiquem no empate.

Diante do que envolve o confronto Palmeiras e Bolívar, fica a pergunta: será que vale a pena terminar com a melhor campanha desta fase de grupos?

É óbvio que isso não dá garantia nenhuma de título, principalmente se analisarmos o recorte do que aconteceu nas últimas dez edições, e o Palmeiras é o que representa o lado bom e ruim da primeira colocação geral.

Em 2018, 2019 e 2022, o Verdão fez a melhor campanha, mas não conseguiu chegar às finais. Nestas edições, os campeões foram, respectivamente, River Plate e Flamengo, duas vezes. Em 2021, o Atlético-MG viu o Palmeiras ser campeão. Somente em 2020, o Verdão terminou na liderança e chegou ao título.

Como foram primeiros colocados, as eliminações de Palmeiras e Atlético-MG aconteceram em partidas nas quais atuaram como mandantes. Em 2018, o Verdão caiu na semifinal diante do Boca Juniors. No ano seguinte, o Grêmio eliminou os palmeirenses. O algoz em 2022 foi o Athletico-PR.No caso do Galo, a eliminação em 2021 foi justamente contra o Alviverde, que arrancou para o terceiro título da Libertadores.

Além do Palmeiras, o Atlético-MG em 2013, e o Atlético de Medellin-COL, em 2016, também foram campeões que terminaram a fase de grupos como líderes.

Pote pesado

Com o desempenho inesperado, alguns favoritos ao título ficaram em segundo lugar em seus grupos e terão que decidir como visitante a vaga às quartas de finais. São os casos de Flamengo, River Plate e Atlético-MG. Se não vencer o Bolívar, o Palmeiras se junta ao grupo.

Além dos citados acima, os azarões Argentinos Juniors, Nacional-URU e Nacional de Medellín-COL são times que já foram campeões da Libertadores e que terminaram na segundo colocação.

Outro campeão que pode terminar na segunda colocação é o Colo-Colo, que luta pela segunda vaga pelo Grupo F.

Na próxima quarta-feira, a Conmebol realizará o sorteio do caminho dos confrontos das oitavas de finais até a final. Os primeiros colocados nos grupos ficam no pote 1 e os segundos nas chaves no pote 2.

Neste sorteio não existe nenhum time de restrição, ou seja, clubes do mesmo país podem se enfrentar assim como equipes que se enfrentaram na fase de grupos podem se encontrar nas oitavas de finais.