Topo

Luís Rosa

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Amigos, Abel e Felipão se reencontram em um mata-mata da Libertadores

05/07/2023 13h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os técnicos Abel Ferreira e Luiz Felipe Scolari deixarão a amizade de lado e vão, pelo segundo ano seguido, disputar um mata-mata da Copa Libertadores. Desta vez, o confronto é válido pelas oitavas de final e envolve Palmeiras e Alético-MG.

No ano passado, sob o comando do Athletico-PR, Felipão levou a melhor sobre Abel Ferreira, com vitória em Curitiba, por 1 a 0, e empate no Allianz Parque, por 2 a 2, e se classificou para a final do torneio sul-americano. Porém, na decisão, caiu diante do Flamengo.

Com quase três anos à frente do Palmeiras, Abel conseguiu nesta temporada levar o Palmeiras pela quinta vez, nos últimos seis anos, à melhor campanha na fase de grupos da Libertadores.

Por isso, o Verdão terá o direito de decidir com o Galo em casa a vaga às quartas de final. Esta será a terceira vez consecutiva que os dois clubes vão se encontrar.

Em 2021, ano que o Palmeiras conquistou o tricampeonato, o conjunto de Abel Ferreira passou e se classificou para a final com empate sem gols no Allianz Parque e igualdade por 1 a 1 no Mineirão. Pelo critério gol como visitante, os palmeirenses passaram à final.

No ano passado, com empate em 1 a 1 no Mineirão e 0 a 0 em São Paulo, como o critério de desempate gol como visitante não constava mais no regulamento, a definição do classificado saiu nas pênaltis.

Assim, na decisão por penalidades, o Palmeiras levou a melhor e se classificou para a semifinal, que, como citei acima, foi decidida a favor do Furacão.

No sorteio, a Conmebol define o caminho até a decisão. O vencedor de Palmeiras e Atlético-MG enfrentará nas oitavas, o vencedor do duelo entre Independiente del Valle-EQU e Deportivo Pereira-EQU.