Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Copa do Mundo para Marta acabou, diz a maior jogadora de todos os tempos

Maior atleta do futebol feminino de todos os tempos, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa, a camisa 10 da seleção brasileira teve uma despedida melancólica da Copa do Mundo. No empate sem gols com a Jamaica, na sua única partida como titular, o Brasil se despede do torneio na fase de grupos.

Como não poderia de ser, Marta, após ser reverenciada pelas jamaicanas e ter seu nome gritado boa parte do público em Melbourne, confirmou em entrevista o que todos já sabiam, ou seja, aos 36 anos, encerrou o seu ciclo com seis Copas do Mundo no seu currículo, na pior participação na sua carreira.

"A Copa do Mundo para a Marta acabou", disse a camisa 10.

Marta lembrou que, após o bombardeio de críticas, o processo de renovação foi feito tanto que a CBF investiu em uma comissão técnica estrangeira, comandada pela sueca Pia Sundhage. Ela pediu que os torcedores mantenham o apoio ao futebol feminino e lembrou que, com o aumento do investimento, a categoria tem mostrado que é lucrativa.

Além disso, como bem pontuou, outras seleções, antes saco de pancadas, evoluíram e estão jogando de igual para igual contra países favoritos. Prova disso é que as jamaicanas, que precisaram fazer vaquinha para ir ao Mundial, em sua segunda participação em Copa Mundo, passaram às oitavas de final com uma vitória sobre o Panamá, dois empates, contra França e Brasil, e sem sofrer nenhum gol.

Em cima do que Marta falou, vale destacar também que a Colômbia surpreendeu o mundo ao derrotar a poderosa Alemanha, por 2 a 1, e lidera o Grupo H. Se empatar com o Marrocos nesta quinta-feira, as colombianas confirmam a primeira colocação e serão as únicas representantes do futebol sul-americano no mata-mata.

Curiosamente, a Colômbia, caso confirme o favoritismo, vai encarar a Jamaica. A Alemanha, que precisa despachar a Coreia do Sul, se terminar em segundo na chave terá pela frente a França, que goleou o Panamá, por 6 a 3, e ficou com sete pontos e fechou em primeiro na chave do Brasil.

Agora a seleção brasileira vai se preparar para tentar buscar a medalha de ouro na Olimpíada da França, no ano que vem. É bom que se diga, como aconteceu nesta Copa do Mundo, a seleção brasileira entrará de novo no grupo dos azarões.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes