Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Instáveis, Flamengo e São Paulo começam disputa para salvar a temporada

Logo após a definição de que São Paulo e Flamengo passaram à final da Copa do Brasil, no dia 18 de agosto, escrevi a coluna com o seguinte título: "Vai ser muito difícil tirar o título da Copa do Brasil do São Paulo".

Disparado, esse foi o texto que mais provocou comentários raivosos, obviamente a maioria vindos de flamenguistas. Sofri também a acusação rasteira de "coleguinhas da imprensa" de usar esse espaço privilegiado em busca simplesmente do caça-cliques.

Por isso, no dia seguinte, escrevi outra coluna, sempre com a minha modesta opinião, com o seguinte questionamento: Por que incomoda tanto apontar o São Paulo como favorito? De novo, muito barulho nos comentários, mas um ponto uniu muitos eleitores, como apontar favoritismo de dois clubes grandes a um mês da decisão.

Então vamos relembrar alguns pontos sobre o que aconteceu até chegar à final deste domingo.

O que uniu flamenguistas e são-paulinos foi a enorme dificuldade em fazer partidas convincentes para encher os torcedores de confiança, algo recorrente nesta temporada, afinal ambos não ganharam nenhum título e o torneio é a última chance para gritar "campeão".

Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo, com as feridas da eliminação da Copa Libertadores, disputou quatro jogos, com duas vitórias, um empate e um derrota.

Essa instabilidade fez aumentar a fervura e deixou o técnico Jorge Sampaoli ameaçado de demissão, mas a diretoria, que também está muito pressionada pela torcida, bancou o treinador argentino. Além disso, jogadores então ídolos como os atacantes Gabigol e Pedro sofreram muitas críticas, principalmente o primeiro, que fez uma festa de arromba de aniversário, o que gerou protesto de rubro-negros na porta da sua casa.

Para complicar a situação, as opções na escalação ficaram mais complicadas. Por causa de contusões, o Flamengo não terá neste primeiro jogo o lateral esquerdo Filipe Luís, o volante Allan e os meias De Arrascaeta, que vinha sendo um dos melhores da equipe na temporada, e Luiz Araújo.

Sob o comando de Dorival Júnior, que foi campeão à frente do Flamengo no ano passado e busca o terceiro título no torneio _ foi campeão com o Santos em 2012_, o São Paulo também deixou a desejar.

Continua após a publicidade

Desde que eliminou o Corinthians, curiosamente, a única vitória acabou sendo uma derrota. No confronto de volta nas quartas de final da Copa Sul-Americana, disputado no Morumbi, o São Paulo venceu a LDU-EQU, por 1 a 0, mas na disputa dos pênaltis perdeu por 5 a 4.

Nas outras quatro partidas, o Tricolor acumulou três derrotas e um empate.

Outro ponto que preocupa a torcida são-paulina é que pelo Campeonato Brasileiro, o time ainda não venceu como visitante. Para os pessimistas, isso é um mau presságio para o encontro deste domingo no Maracanã.

Apesar de os resultados terem sido bem abaixo do esperado, o elenco chega à final mais coeso do que os flamenguistas. O técnico Dorival Júnior terá força máxima para a decisão.

Por tudo isso, eu ainda mantenho a ideia de que o São Paulo, que decidirá em casa no próximo domingo o título desta Copa do Brasil, é o favorito, mas como sou apenas um palpiteiro, com muito mais acertos do que erros e posso me dar mal no prognóstico desta vez, eu convido a todos a acompanhar a decisão, pois teremos uma grande decisão.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes