Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Só o São Paulo pode tirar o título da Copa do Brasil do São Paulo

Por tudo que ocorreu desde o dia 18 de agosto, quando São Paulo e Flamengo se classificaram para a final da Copa do Brasil, tudo indica que o apito final do juiz Braulio da Silva Machado dará início à festa do Tricolor paulista, na conquista do título inédito, no estádio do Morumbi.

Esse é o meu palpite, que venho sustentando desde o término da semifinal e que só aumentou a chance de isso acontecer, pois, no último domingo, o São Paulo venceu, por 1 a 0, no estádio do Maracanã, e precisa só empatar neste confronto da volta.

A eventual conquista da Copa do Brasil será um prêmio para essa torcida apaixonada, que, desde 2012, quando conquistou a Copa Sul-Americana, na final conturbada contra o Tigre-ARG, só comemorou um título, o Campeonato Paulista de 2021.

Ao longo dessa seca, recheada de decepções, os são-paulinos entenderam que precisavam abraçar o time, e foi assim que o clube se tornou um dos recordistas de público, amenizando os percalços na montagem dos elencos e os inúmeros problemas da gestão dos cartolas.

Até mesmo neste 2023, o São Paulo seguiu a sina de se meter em problemas e virar chacota das torcidas rivais, por causa dos problemas que culminaram com a demissão do ídolo Rogério Ceni, que encerrou o seu segundo ciclo como treinador com a imagem abalada e sem conquistar um título.

Coube a Dorival Júnior recuperar a confiança do elenco. Assim, com a simplicidade que norteia a sua carreira, o treinador resgatou a confiança do grupo, a torcida fez o seu papel e agora só resta o título para coroar essa parceria.

Soma-se a isso a experiência vitoriosa de Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil à frente do Flamengo no ano passado, e com o Santos, em 2010.

Por isso, o maior problema não é o Flamengo, que tem, no papel, jogadores capazes de reverter essa situação, mesmo com tantos problemas, dentro e fora de campo, ao longo desta temporada.

É preciso que os são-paulinos não se deixem contaminar pelo clima de "já ganhou", que respeitem a história do oponente e mostrem que possuem controle emocional por jogarem em casa e com uma torcida que vai jogar com o time, como, repito, tem feito muito bem ao longo dos últimos anos.

Continua após a publicidade

Pelo que disse Dorival Júnior disse após a partida no Maracanã, os seus jogadores estão, emocionalmente, muito bem preparados para encarar esse duelo decisivo.

Assim, seguindo a análise do treinador, a eventual queda diante do Flamengo, será mais pelo mérito do adversário, que, apesar de tantos percalços, também precisa do título para salvar a temporada.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes