Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Tudo indica que o Botafogo vai amargar mais um vexame histórico

A ruína dos botafoguenses está se consolidando com requintes de crueldade. Com a terceira derrota seguida no Rio de Janeiro, duas em casa, Cuiabá e Palmeiras, e com o 1 a 0 no clássico contra o Vasco da Gama, em São Januário, o Botafogo perdeu toda a gordura de pontos na liderança do Campeonato Brasileiro.

Da mesma forma que apontei o Botafogo como favorito ao título, ao final do primeiro turno, agora a situação aponta um cenário de terra arrasada. O elenco está destroçado e sem confiança. Assim, fica difícil ver a possibilidade de uma retomada.

Para se ter uma ideia, ao estabelecer a melhor campanha da história do primeiro turno na era dos pontos corridos, com 20 clubes, o Botafogo terminou com 47 pontos. Neste returno, o time somou apenas 12 pontos em 12 apresentações.

A corrida para o título então ficou embolada. O Botafogo tem 59 pontos em 31 jogos, empatado com o Palmeiras, que arrancou com cinco vitórias seguidas, mas tem uma vitória a menos (18 a 17) e uma partida a mais.

Na terceira colocação, o Red Bull Bragantino tem 58 pontos e o mesmo número de jogos do time carioca.

O quarto colocado é o Grêmio, 56 pontos, que é justamente o adversário do Fogão na próxima rodada. A partida será em São Januário na próxima quinta-feira. O Tricolor gaúcho terminou o primeiro turno na terceira colocação a 13 pontos do líder.

Como tudo pode acontecer até o final, o Atlético-MG, quinto colocado, 53 pontos, 32 jogos também pode sonhar com o título. O Galo encara o Corinthians, quinta-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Da mesma forma o Flamengo, 53 pontos, 31 partidas, ganhou fôlego. Nesta quarta-feira, um jogo com cara de decisão, contra o Palmeiras, no estádio do Maracanã.

Luta contra a degola

Em outro tipo de disputa, a da sobrevivência na elite, o Vasco da Gama foi valente em seu campo de jogo e saiu da zona de rebaixamento. Bela apresentação e gol de Paulo Henrique.

Continua após a publicidade

O clube cruzmaltino subiu para 37 pontos e jogou o Cruzeiro para a zona da degola. Ambos têm a mesma pontuação, mas a equipe mineira tem menos vitórias (10 a 9). Os outros três piores colocados são Goiás, 35 pontos, e os praticamente rebaixados, Coritiba (23 pontos) e América-MG (21 pontos).

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado, o Botafogo fez 12, e não 13 jogos no returno do Brasileirão. A informação foi corrigida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes