Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Palmeiras vira presa fácil, é atropelado e perde chance de virar líder

Uma semana após a virada épica sobre o Botafogo, quando perdeu o primeiro tempo por 3 a 0 e fez quatro gols na etapa final, o Palmeiras encarou o Flamengo, outro concorrente na briga pelo título, pouco viu a cor da bola, perdeu por 3 a 0, e não conseguiu emplacar a sexta vitória consecutiva.

O Rio de Janeiro se tornou o terror para os palmeirenses neste Campeonato Brasileiro. Dos 30 sofridos até aqui na competição, dez foram na capital fluminense. Isso ocorreu no empate (2 a 2) com o Vasco, na derrota (2 a 1) para o Fluminense e os outros seis foram nos resultados citados acima.

Com a formação considera titular, que arrancou até se igualar na liderança com o Botafogo, o Palmeiras não atuou com o espírito de decisão e ruiu com extrema facilidade. A equipe viveu dos lampejos de Endrick, que fez a jogada que poderia ter mudado os rumos da partida, mas Breno Lopes falhou na pequena área, quando o placar apontada 0 a 0.

A verdade é que, antes desse lance, com Pedro e Everton Cebolinha, o Flamengo já poderia ter aberto o marcador não fossem duas defesas na sequência do goleiro Weverton.

Mais concentrado na marcação e com o talento na saída de bola, o Rubro-Negro abriu 2 a 0 com Pedro e Arrascaeta.

Na etapa final, ao mudar o esquema tático, com a saída de Luan e Richard Ríos, com as entradas, respectivamente, de Luís Guilherme e Fabinho, duas crias da base, Abel Ferreira viu tudo ruir com a expulsão de Gustavo Gómez.

Assim, ficou ainda melhor para o Flamengo, que fez o terceiro com Pedro e só não marcou mais porque não pressionou mais para construir a goleada.

Agora, como aconteceu na última rodada, o Palmeiras e também o Flamengo vão secar o Botafogo, que joga nesta quinta-feira, contra o Grêmio, no estádio São Januário. Caso vença, o Tricolor gaúcho vai embolar a luta pelo título.

Com 59 pontos, qualquer que seja o resultado deste confronto, o Botafogo, que tem 31 partidas, terminará a rodada na liderança. Se perder, o Grêmio, que tem uma apresentação a mais, também iguala na pontuação e no número de vitórias. Porém, o saldo de gols é favorável ao time carioca, hoje em 24 a 7.

Continua após a publicidade

O Palmeiras estacionou nos 59 pontos com 33 partidas. Se o Grêmio vencer, o time cai para a terceira colocação pelo número de vitórias, ficaria 18 a 17.

Derrotado pelo São Paulo, em partida que terminou ao longo do primeiro tempo da partida no Maracanã, o Red Bull também perdeu a chance de assumir a liderança isolada. A equipe de Bragança Paulista é a terceira com 58 pontos em 32 jogos.

O Flamengo tem 56 pontos em 32 partidas. É o quinto colocado provisoriamente, mas pode perder este posto caso o Atlético-MG vença o Corinthians, nesta quinta-feira, em São Paulo. Isso porque o Atlético-MG, que soma 53 pontos, que tem 32 partidas, empataria em pontos, mas ficaria em quinto no saldo de gols, hoje favorável em 15 a 13.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes