Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Domingo, não se espantem se o Palmeiras aumentar a vantagem na liderança

Primeiro, mais uma vez tenho que admitir. Errei e feio com este Palmeiras de Abel Ferreira.

Para quem não se lembra, após a goleada, por 5 a 0, sobre o São Paulo, pela 29ª rodada, escrevi a coluna que dava o Palmeiras como fora da disputa usando o termo como "derrocada", o que, claro, irritou muitos palmeirenses.

Vida de colunista esportivo é assim, às vezes somos apressados na análise dos fatos, e corremos o risco de sermos atropelados pelo imponderável.

Esse imponderável chama-se Botafogo de Futebol e Regatas, que nesta quinta-feira tinha a chance de recuperar a liderança, mas ficou no empate por 2 a 2 com o Fortaleza no Castelão, e agora vê o Palmeiras como único time que depende apenas das suas forças para ser bicampeão brasileiro direto, como fez em 1993 e 1994, tempos da pujança com o dinheiro da parceria com a Parmalat.

Se o Palmeiras levantar mais uma vez a taça será a maior virada na história do torneio por pontos corridos, afinal, na 27ª rodada, no dia 19 de outubro, os botafoguenses fecharam na liderança com 58 pontos contra 44 dos palmeirenses, então na quarta colocação.

De lá para cá, com três técnicos diferentes, o Botafogo nunca mais venceu. Foram três empates e quatro derrotas.

O líder Palmeiras atropelou, com direito a uma virada épica, na 31ª rodada, no estádio Nilton Santos, por 4 a 3, após terminar a primeira etapa com 3 a 0 de desvantagem, com seis vitórias e uma derrota.

A briga será eletrizante nesta reta final, mas, sem ficar em cima do muro, eu aposto em favoritismo entre Palmeiras e Flamengo.

O Verdão soma 62 pontos, um a mais que o Botafogo. Ao fazer o dever no Maracanã e despachar o Red Bull Bragantino, o Flamengo pulou para a terceira colocação com 60 pontos.

Continua após a publicidade

Com 59 pontos, Grêmio e Bragantino estão empatados. No critério de número de vitórias (18 a 16), o Tricolor gaúcho é o quarto colocado.

Pela frase folclórica "tem coisas que só acontecem com o Botafogo" não se surpreendam se na próxima rodada o Alvinegro sair do G-4 na rodada do próximo domingo.

Para isso, basta o alvinegro perder, em casa, para o Santos, no jogo que começa às 16h.

Neste cenário, o Grêmio precisa derrotar o Atlético-MG, na Arena MRV, que é sexto, soma 57 pontos e ainda briga pelo título. O duelo também inicia às 16h

Depois, nas partidas das 18h30, se o Palmeiras vencer o Fortaleza, no Ceará, o Flamengo derrotar o América-MG, em Uberlândia, e o Red Bull despachar o Inter em Porto Alegre, todos então passariam o Botafogo.

É tudo "chutômetro". Afinal, não será nada anormal o Botafogo espantar a maré de azar contra o Santos, e o Palmeiras não vencer o Leão. Assim, a liderança estará de volta ao time carioca.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes