Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Xô, Data Fifa, o que interessa é a reta final do Campeonato Brasileiro

Finalmente saberemos qual time vai largar como líder nesta reta final do Brasileirão.

Sejamos sinceros, o que o torcedor mais quer saber neste final de temporada é sobre os jogos decisivos do Campeonato Brasileiro.

São muitas coisas envolvidas, principalmente na parte de cima da tabela, dos que brigam pelo título.

Mas também muitos estão de olho nas últimas posições, das equipes que lutam desesperadamente para se manter na elite em 2024.

O Brasileirão estava muito divertido de acompanhar, mas aí veio o anticlímax. Como já se sabia, teve que ser paralisado por conta das duas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas.

Isso, sim, foi uma tortura para os torcedores acompanharem, afinal, a seleção da CBF, comandada pelo "professor" Fernando Diniz, virou um saco de pancadas e acumula recordes negativos.

Enfim, deixemos a Seleção Brasileira de lado, sofrimento com ela só em 2024, e vamos ao que interessa.

Por conta de adiamentos somente nesta quinta-feira, se não houver nenhuma intercorrência, ao final dos jogos entre Fortaleza e Botafogo, que se enfrentam a partir das 19h, no Castelão, e Flamengo e Red Bull Bragantino, duelo marcado para iniciar às 21h30 no Maracanã, todos os 20 participantes ficarão com 34 partidas.

Para quem briga pelo título, esses dois confrontos valem muito. Primeiro, caso o Botafogo, na estreia do técnico Tiago Nunes, não quebre a sequência de seis partidas sem vitória, o Palmeiras permanece na liderança.

Continua após a publicidade

Com um jogo a mais, o Palmeiras soma 62 pontos, contra 60 dos botafoguenses, que ocupam a vice-liderança.

O Palmeiras pode até se manter como líder isolado, mas vai depender do resultado da segunda partida.

Visitante, o Red Bull Bragantino tem 59 pontos e, caso derrote o Flamengo e o Botafogo tropeçar no Ceará, vai se igualar ao Palmeiras. Porém, no critério de desempate número de vitórias, o Verdão ficará em vantagem (18 a 17).

Neste cenário, se fizer o dever de casa, o Flamengo assumirá a terceira colocação, com 60 pontos. Se o Botafogo perder, ambos ficarão com a mesma pontuação, mas o Alvinegro terá uma vitória a mais (18 a 17).

Único dos quatro times que não briga pelo título, o Fortaleza precisa acabar de vez com a ameaça do rebaixamento. A chance de queda é pequena, mas o Leão, que não vence há sete rodadas (seis derrotas e um empate), precisa dar uma resposta para o seu torcedor, que está apreensivo após a queda brusca de rendimento.

Zona do desespero

Ao empaterem em 2 a 2, nesta quarta-feira, no jogo sem torcida no Mineirão, Cruzeiro e Vasco seguem colados na zona do rebaixamento.

Continua após a publicidade

Agora com 34 jogos, os dois times somam 41 pontos, três de vantagem sobre o Bahia, o mais bem colocado entre os quatro que estão na zona da degola.

Pelo critério de desempate número de vitórias (11 a 10), os vascaínos estão em 15º lugar, uma posição à frente dos cruzeirenses.

Se a análise dos matemáticos estiver correta, basta aos dois times, nos quatro jogos que restam, conseguir, no mínimo, quatro pontos para comemorar a permanência na Série A.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes