Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Opinião

Breno Lopes merece contrato no Palmeiras até fim da sua carreira

Disparado o menos badalado dos titulares desta arrancada do Palmeiras, Breno Lopes poderia receber pelo seu esforço e dedicação ao clube um contrato, no mínimo, até o fim da sua carreira.

A sua estrela brilhou mais uma vez, e o atacante, autor do gol que deu o segundo título da Copa Libertadores, fez mais um tento decisivo, esse na vitória do Palmeiras, por 1 a 0, que deixa o time a um empate do terceiro bicampeonato seguido do Campeonato Brasileiro.

Para repetir os feitos de 1972 e 1973 e 1993 e 1994, o Palmeiras, campeão em 2022, só precisa não sofrer gol no confronto contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, no Mineirão, válido pela última rodada deste Brasileirão.

Sendo claro, até com uma derrota o título pode vir, mas aí dependerá do saldo de gols, caso, por exemplo, Atlético-MG e Flamengo vençam, respectivamente, Bahia e São Paulo , fora de casa.

Assim, o critério de desempate seria amplamente favorável aos palmeirenses. Contra o Atlético-MG é 31 a 23, e sobre o Flamengo é 31 a 15.

O técnico Abel Ferreira não gosta de tratar jogadores como heróis. Para ele, o importante é o conjunto, no famoso lema "todos somos um".

Porém, o treinador já destacou Breno Lopes como símbolo de um elenco com fome de títulos e comprometido em fazer o que tem que ser feito em prol do grupo.

Foi Abel quem apostou em Breno Lopes no final de 2020, quando o atacante Wesley, hoje no Cruzeiro, teve que passar por cirurgia no joelho, e a diretoria o buscou no Juventude, que disputava a Série B do Brasileiro.

A exigente torcida palmeirense viu e até hoje muitos acham que Breno Lopes, mesmo com o gol na final na Libertadores de 2020, contra o Santos, no Maracanã, e outros tantos decisivos, não é jogador para o clube.

Continua após a publicidade

Prova disso foi o episódio marcante na vitória sobre o Goiás. Ao perder duas chances claras na área, o atacante foi vaiado.

Mas como futebol tudo muda rapidamente, aos 52 minutos do segundo tempo, Breno Lopes fez o gol que contou muito para o Palmeiras ter brigado pelo título.

Na explosão da comemoração do seu gol, o atacante perdeu a cabeça e fez gestos obscenos em direção à torcida organizada Mancha Alviverde.

Ouviu poucas e boas, como se jogador tem que escutar vaias e xingamentos e ficar calado.

Haja paciência!

Porém, em um aceno de paz, Breno Lopes foi à sede da torcida e pediu desculpas.

Continua após a publicidade

Depois dessa vitória, o Palmeiras, que já não vinha jogando bem, viveu seu pior momento na temporada. Foi eliminado pelo Boca Juniors na Copa Libertadores e acumulou, pela primeira vez na era Abel Ferreira quatro derrotas seguidas, todas no Brasileirão.

Parecia que o time estava fadado a encerrar o ano sob forte pressão, mas aí dois fatores mudaram essa história.

O Botafogo ruiu, e o Palmeiras atropelou com uma arrancada fulminante.

O que Breno Lopes tem a ver com isso?

Foi a partir da partida contra o Coritiba, pela 28ª rodada, que Abel Ferreira mudou o esquema tático e lhe deu a oportunidade como titular.

Nessa sua maior sequência como titular desde que chegou ao Palmeiras, Breno Lopes participou dos dez jogos, com oito vitórias, um empate e uma derrota.

Continua após a publicidade

Desses jogos, o torcedor vai guardar com carinho também os dois gols na goleada, por 5 a 0, sobre o São Paulo, no Allianz Parque.

Foi após esse jogo que este colunista duvidou da força desse Palmeiras, mas é aprendizado, afinal muitos, não só eu, deram que o Botafogo seria o campeão.

Enfim, felizmente o futebol nos conta dia após dia histórias incríveis, como a desta Palmeiras que deixaram chegar e agora está prestes a comemorar mais um título.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes