Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Phil Foden, de gandula a melhor jogador do multicampeão Manchester City

Em um clube que tem dinheiro para gastar à vontade, um garoto simboliza a era do multicampeão Manchester City. Phil Foden se tornou protagonista, e com dois gols na vitória, por 3 a 1, sobre o West Ham, coroa sua melhor temporada no futebol inglês.

Com a nona vitória seguida, nas nove rodadas finais, o Manchester City estabelece pela primeira vez um tetracampeonato seguido na Premier League. Ao todo são oito títulos, desde que foi comprado pelo Abu Dhabi United Group for Development and Investment (ADUG), de propriedade do xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos.

Criado na Academia do Manchester City, Phil Foden está no clube desde os 14 anos. Por estar sempre à disposição, as suas primeiras experiências com o time profissional foi fora de campo, ajudando como gandula.

Depois, mostrou todo o seu talento a serviço da seleção da Inglaterra, sendo destaque e eleito melhor jogador no título da Copa do Mundo Sub-17, em outubro de 2017. No mês seguinte, fez a sua estreia como profissional, sob o comando do técnico Pep Guardiola.

Nesta temporada, a sua melhor na carreira, aos 23 anos, Foden superou a barreira dos 20 gols. Com os dois anotados na vitória que deu o título, ele chegou a 27 gols em 55 partidas. Esse desempenho o fez superar os companheiros e deu a ele o prêmio, pela primeira vez, de melhor jogador da Premier League.

Na partida, com o seu estilo avassalador, o City encurralou o West Ham, e Foden fez os dois primeiros gols em 18 minutos. O visitante diminuiu com gol de bicicleta de Mohammed Kudus.

Outro símbolo desse time multicampeão, o volante espanhol Rodri anotou o 3 a 1 na segunda etapa.

No comando dessa máquina de empilhar taças, o técnico Pep Guardiola, que conquista pela sexta vez a Premiere League em sete temporadas.

Nesta reta final, o City desbancou o Arsenal, que sofreu para derrotar o Everton e termina na segunda colocação. Na pontuação, 91 a 89 para o time azul de Manchester.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes