Luís Rosa

Luís Rosa

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Em noite ruim de Abel Ferreira, Fortaleza atropela o Palmeiras

Em uma atuação desastrosa, a começar pela estratégia do técnico Abel Ferreira, o Palmeiras levou 3 a 0 do Fortaleza, no Castelão, e perdeu a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro.

Pelo que é essa era do treinador português o resultado surpreende, afinal havia 41 jogos o Palmeiras não sofria três gols em uma mesma partida. A última vez fora na derrota para o Flamengo, no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileirão do ano passado.

Além disso, nesta temporada, esta foi a quarta derrota do Palmeiras, três delas pelo Nacional. As outras foram contra Internacional e Athletico-PR, na Arena Barueri. A primeira no ano foi diante do Santos, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista.

Preocupado com a situação física dos seus jogadores, Abel Ferreira mesclou a equipe. Deixou no banco de reservas Raphael Veiga e Estêvão e apostou em Caio Paulista e Mayke.

Até que o time começou bem e não fosse pelo goleiro João Ricardo, Gabriel Menino teria aberto o marcador.

Só que um descuido do jovem zagueiro Naves iniciou o desmoronamento palmeirense. Em contragolpe de manual, Lucero, com passe de Pikachu, abriu o marcador.

Com o caminhar do primeiro tempo e o jogo do Flamengo encerrado com derrota para o Juventude, em Caxias do Sul, o Palmeiras poderia, com simples empate, terminar a rodada na liderança.

Só que o time não produziu o esperado e piorou no segundo tempo, principalmente com as mudanças do técnico Abel Ferreira, que escarou a defesa ao trocar o Naves e colocar o meia Raphael Veiga.

Com três minutos da etapa final, Lucero, com um golaço, brilhou com dois gols na sua centésima partida com a camisa do Fortaleza.

Continua após a publicidade

No jogo de tudo ou nada, Abel mandou o time para o ataque com as entradas de Estêvão e Dudu para os lugares, respectivamente, dos laterais Marcos Rocha e Caio Paulista.

Assim, a derrota poderia ter sido ainda maior com requintes de crueldade, mas o Fortaleza só fez mais um com Bruno Pacheco.

No jogo que teve chance para terminar na liderança, de segundo, o Palmeiras caiu para a quarta colocação, com 23 pontos empatado com o Botafogo, que leva a vantagem no saldo de gols (8 a 7).

A liderança permanece com o Flamengo, que foi alcançado pelo Bahia, com os mesmos 24 pontos. O time carioca é melhor também no desempate saldo de gols (9 a 7).

O prejuízo do Palmeiras vai atrapalhar os planos para o clássico contra o Corinthians, Aníbal Moreno e Rony levaram o terceiro cartão amarelo e vão cumprir suspensão. O zagueiro Murilo, que pediu para sair no segundo tempo por causa de dores musculares, é dúvida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes