Marília Ruiz

Marília Ruiz

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Abel, as 3 mulheres que você respeita não ficaram orgulhosas da sua fala

"Homens, não sejam histéricos. Não é isso que falam da gente quando reclamamos, quando precisamos ser ouvidas? Não falam que somos histéricas? Não, não somos histéricas. O que eu gostaria é que os homens sentissem o que todas nós mulheres sentimos desde que nascemos. Nós mulheres não queremos nenhum privilégio. Nós só queremos ter a oportunidade de mostrar que somos competentes, que queremos espaço neste mundo do futebol que é tão masculino."

Acima, entre aspas, está a declaração literal da presidente do Palmeiras em uma entrevista histórica concedida exclusivamente a mulheres no começo do ano.

Será que Abel Ferreira ouviu? Será que o funcionário da Leila Pereira soube? Será que as mulheres a quem ele considera dever explicações lhe contaram a importância e a potência daquela declaração?

Não é um Dérbi, Abel. Aliás, não é o seu Dérbi. É o nosso. É o nosso contra tudo e contra todos: a luta diária por respeito (só respeito) e equidade (não privilégios) não é teatro, método ou plano. Como disse a sua chefe, a quem você deve satisfação e tem o direito de pedir explicações, é o que sentem as mulheres desde o dia em que nascem. Trata-se de sobrevivência.

Nos últimos 20 dias, além de deixar claro desprezo por mais de 4 bilhões de outras mulheres do mundo, Abel Ferreira foi misógino, machista e desrespeitoso à beira do gramado (com gestos obscenos) e na coletiva de imprensa (na qual ele compareceu).

Ser vitorioso, bem-sucedido e campeão traz mais do que troféus: traz responsabilidade. Abel é copiado e seguido. Abel tem uma torcida como advogado de defesa de plantão 24 horas por dia.

Mas tenho certeza de que as três mulheres que você respeita não ficaram exatamente orgulhosas do seu comportamento. Certeza absoluta.

O primeiro lugar a perpetuar o machismo não é a escola; é a família. Também, por sorte, é o primeiro lugar a semear a mudança. Torço, então, para que as mulheres da família do Abel e a sua chefe o ajudem a melhorar.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.