Marília Ruiz

Marília Ruiz

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Corinthians se reúne hoje para definir processos contra sete dirigentes

Uma reunião presencial hoje entre membros da Comissão de Ética e da Comissão de Justiça do Conselho Deliberativos do Corinthians marcará oficialmente o início dos trabalhos para que aconteçam as oitivas/defesas de Augusto Melo (presidente), de Armando Mendonça (vice eleito), do ex-diretor financeiro Rozallah Santoro, do ex-jurídico Yun-Ki Lee, do ex-diretor adjunto do departamento jurídico Fernando Perino, do diretor administrativo, Marcelo Mariano, e do ex-diretor de futebol Rubens Gomes. Os trabalhos de leitura e análise do relatório já haviam sido iniciados.

Duas semanas depois de a Comissão de Justiça (depois de 3 meses de trabalho) ter aprovado no Conselho Deliberativo a sua recomendação que os sete fossem convocados para serem ouvidos sobre possíveis irregularidades na gestão (como no caso Vai De Bet e na rescisão com a PixBet), hoje será discutido entre os conselheiros envolvidos nas comissões a sequência dos trabalhos. Segundo parecer, há indícios de infrações estatutários e de outros crimes conforme informações internas e reunidas com a imprensa e a polícia.

Procurados pelo blog, nenhum dos investigados diz ter sido notificado sobre a Comissão sobre datas ou prazos para apresentação de defesas.

O próprio presidente Augusto Melo, que quando teve a notícia do julgamento emitiu nota oficial afirmando que se defenderia dentro dos limites regimentais, confirmou que não foi oficialmente notificado de nada. Na verdade, para a maioria, não está claro ainda qual a acusação a que cada um dos sete vai responder.

Segundo o regimento, a Comissão de Ética e Disciplina é um órgão julgador. Não apura, portanto, nada além daquilo que já está detalhado no relatório da Comissão de Justiça (ou novas provas conseguidas via Inquérito Policial). A Comissão de Ética tem poder legal para instaurar um procedimento administrativo. O grupo é formado pelos conselheiros Roberson Medeiros (presidente), Mario Mello Junior, Paulo Juricic, Rodrigo Vicente Bittar e Ronaldo Fernandez Tomé (de chapas diversas, mas todos alinhados com a situação).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.