Topo

Marluci Martins

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Abel Braga otimista para 2022: 'Fred vai se danar de fazer gol'

Abel Braga: "Estou otimista, com muito tesão" - Daniel Perpetuo/FFC
Abel Braga: 'Estou otimista, com muito tesão' Imagem: Daniel Perpetuo/FFC

06/01/2022 12h27

Testei positivo para Covid no último dia 31, perdi a ceia do réveillon e uma viagem de férias para Cumuruxatiba, na Bahia, mas sigo viva, apenas com o paladar esquisito. As minhas duas doses de vacina fazem com que eu encare com coragem a doença, e já ouso dizer que estou vencendo o vírus por um placar de 7 a 1 - esse único gol que sofri eu boto na conta da febre chatinha que durou dois dias. Bem mais impactantes que a minha previsível Covid, as contratações do Fluminense me chamam a atenção nesse recesso regado a programas esportivos, filmes e séries de televisão. Cheguei a achar que era delírio provocado pela alta temperatura do corpo.

Felipe Melo, Willian Bigode, Nathan e, em breve, Germán Cano. Tem também o lateral-equatoriano Mario Pineida, o zagueiro David Duarte (ex-Goiás), e, talvez, o lateral Cristiano, do Sheriff, da Moldávia. Prato cheio para um papo com o novo técnico do Fluminense, Abel Braga, que se revelou confiante em uma excelente temporada, embora ainda reconheça que Palmeiras e Atlético-MG estão um passo à frente dos demais clubes da Série A.

- Quando começa um campeonato, você tem que imaginar que a tua possibilidade de conquista é relativamente boa. O Fluminense hoje procura trazer jogadores capacitados. Por exemplo: Felipe (Melo), Willian (Bigode), David, do Goiás, que fez ótimos campeonatos... Tem a possibilidade do Cano... E, se confirmar, tem também o Cristiano... O Pineida... Você aumenta a tua capacidade de grupo em opção e qualidade. Aumenta as chances. Não podemos esquecer o que o Palmeiras e o Atlético Mineiro conquistaram. Isso tem muito a ver com a qualidade do plantel. Não ganharam por acaso. Isso tem mérito. Em tudo tem que ter um pouco de sorte, e aconteceu sorte nas finais, mas não se deve nunca colocar a sorte acima do mérito. Hoje, são os campeões, tanto o Atlético Mineiro como o Palmeiras, que realmente estão na frente porque foram os dois últimos clubes a alcançar conquistas importantes, mas nos julgamos em plenas condições para que a coisa corra bem. Aumentou a qualidade - destaca Abel.

A chegada de jogadores renomados como Felipe Melo e Willian Bigode é a vacina contra a inexperiência de jovens valores que compõem o elenco. Na avaliação de Abel, Fred terá com quem dividir responsabilidades na temporada, o que o deixará mais à vontade para focar nos gols. O treinador garante: ele vai deslanchar nesse quesito em 2022.

- Aumentou muito a questão da liderança, isso é muito importante - lembra Abel. - Já tínhamos o Fred, e, agora, Felipe Melo e Willian vão dar um tipo de liderança na frente e atrás muito grande. Acho que isso ficava muito nas costas do Fred, e esse cara é alguém por quem tenho uma admiração incrível, e sei o quanto vai nos ajudar, e quantos gols ele vai fazer. Ele vai "se danar" de fazer gol de novo. Estou muito esperançoso por esse aspecto, porque agora não são dois ou três experientes, tem quatro ou cinco experientes, e uma garotada que precisa da experiência e liderança desses caras.

Em um ano desgastante, com pré-Libertadores no caminho, Abel aposta na saúde do Fluminense, que terminou 2021 com um time esgotado.

- Estou muito otimista, com muito tesão - encerra ele.