Topo

Mercado da Bola

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo: a pressa por Paulo Sousa e a pressão por Jorge Jesus

Dirigentes do Flamengo estão em Portugal desde a semana passada - Reprodução
Dirigentes do Flamengo estão em Portugal desde a semana passada Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

26/12/2021 14h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jorge Jesus quer voltar ao Flamengo. Flamengo (ainda) quer a volta de Jorge Jesus. Benfica quer a saída de Jorge Jesus. Porém, pouquíssimos avanços concretos foram dados nos últimos dias para um desfecho favorável para todos os envolvidos.

No início da semana passada, durante um jantar informal, JJ avisou aos dirigentes rubro-negros que gostaria de retornar ao Brasil. O passo seguinte era então uma aproximação entre Flamengo e Benfica, o que, até agora, não aconteceu. Um ficou à espera do outro.

Para piorar, o vice-presidente Marcos Braz e o diretor-executivo Bruno Spindel ficaram extremamente decepcionados e incomodados com a postura do auxiliar João de Deus, que, em entrevista coletiva, afirmou não ter existido qualquer indicação positiva para um retorno ao Flamengo.

Daí em diante, a cúpula do clube carioca, apesar de continuar alimentando a esperança de recontratar Jesus, resolveu acelerar as negociações por Paulo Sousa, com quem conversou pessoalmente assim que pisou em solo português. O nome sempre agradou.

Obter um entendimento verbal com Sousa, cujo contrato com a seleção da Polônia é válido apenas até março de 2022, além de assegurar uma volta de Braz e Spindel sem as mãos vazias para o Rio de Janeiro, é uma espécie de "ultimato" ao Benfica e, consequentemente, ao próprio Jorge Jesus.

Logo depois de encaminhar o acerto com Paulo Sousa, a diretoria do Rubro-Negro foi prontamente alertada de que Jorge Jesus continua interessado em sair e tem, sim, as portas abertas para deixar a Luz, especialmente com eventual novo tropeço diante do rival Porto, nesta quinta-feira (30), no Dragão. O "aviso" talvez venha a condicionar as próximas decisões.

Dentro do Flamengo, a opção por Sousa é bem avaliada, mas a expectativa criada em cima da possível volta de Jesus é altíssima. Os jogadores mais antigos do elenco, inclusive, há dias têm trocado mensagens constantes com o Mister. O desejo da torcida, por sua vez, dispensa maiores comentários. Os dirigentes têm conhecimento disso tudo.

Benfica, Flamengo e Jorge Jesus precisam ceder - uns mais e outros menos - se ainda querem, de fato, atingir um acordo neste momento. Enquanto isso, Paulo Sousa está prontíssimo para ser anunciado como novo treinador rubro-negro, tendo antes que resolver a rescisão com a Federação de Futebol da Polônia, onde o clima não é dos mais agradáveis.