Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Maycon muda de agente, e Corinthians vê crescer concorrência na Europa

O jogador de futebol Maycon chega no Brasil após ter que sair da Ucrânia de forma repentina devido a guerra com a Russia, no Aeroporto de Guarulhos, SP, nesta terça feira, 01. - WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O jogador de futebol Maycon chega no Brasil após ter que sair da Ucrânia de forma repentina devido a guerra com a Russia, no Aeroporto de Guarulhos, SP, nesta terça feira, 01. Imagem: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

09/03/2022 20h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Com Marcelo Hazan

Maycon, do Shakhtar Donetsk, trocou de agentes nesta semana. O meio-campista passou a ser representado por uma nova empresa ("Excellence_sport", em parceria com outras duas) e avalia qual será o próximo passo da carreira, após ter sido autorizado pela Fifa a ter o contrato suspenso por causa da guerra na Ucrânia.

Em caso de volta ao Brasil o jogador priorizaria o Corinthians, mas essa troca de representantes somada à abertura de uma janela de exceção aumentou a concorrência na Europa. O Timão fez contatos recentemente e vinha conversando com o estafe de Maycon, mas trata o tema com cautela, vê o jogador com a cabeça na Europa e não acha que seja capaz de competir.

O caminho de retorno ficou mais difícil também pela capacidade financeira dos clubes europeus em absorver salários pagos pelo Shakhtar e o nível de competitividade no futebol do Velho Continente. Além disso, uma volta de Maycon ao Corinthians por apenas três meses, até junho, não seria o cenário ideal para o Timão, cuja preferência é de um acordo até o fim do ano.

Diante da guerra na Ucrânia e da possibilidade de saída dos jogadores do Shakhtar, outros clubes brasileiros fizeram sondagens interessados em Maycon, mas o meio-campista prefere o Corinthians no país.

Antes da decisão da Fifa de liberar estrangeiros para assinar com novas equipes, o Shakhtar havia autorizado agentes a buscar negócios para os brasileiros no Brasil e Estados Unidos, cujas janelas estavam e permanecem abertas. Mas o cenário mudou com a janela de exceção para qualquer mercado, incluindo o europeu, até 7 de abril. Maycon tem contrato com o Shakhtar Donestsk até o fim de 2025.