Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Império de Mino Raiola nas mãos de advogada brasileira e primo do agente
Falecido no último sábado, em Milão, Mino Raiola construiu um legado dentro do futebol internacional, sendo o responsável pela gestão de carreira de diversos craques renomados. Todo o império criado pelo empresário italiano agora vai ficar majoritariamente nas mãos de dois velhos aliados: a advogada brasileira Rafaela Pimenta e o primo Vincenzo Raiola.
Natural de São Paulo e ex-professora de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP), Rafaela há anos é vista como braço direito de Mino, especialmente no trabalho com Paul Pogba, do Manchester United. É bastante reservada e experiente dentro do meio. Raramente concede entrevistas, aparece em pouquíssimas fotos e não tem redes sociais. Mais importante: nutre ótimo relacionamento com os vários clientes do grupo e, segundo pessoas próximas, passa uma imagem "intensa e direta" nas negociações.
A dupla se conheceu no Brasil, em 2003, durante um projeto de escolinhas de futebol. Não tardou para a brasileira então tornar-se sócia de Mino Raiola em pelo menos três empresas: Maguire Tax & Legal, em Amsterdã, e Sportman e UUNIQQ, ambas em Monaco.
Fluente em oito idiomas, Rafaela Pimenta é altamente reconhecida e respeitada num ramo dominado por homens. Foi, por exemplo, convidada recentemente pela Fifa para uma oficina de consultoria para agentes e chegou a ser a representante de Raiola como investidora na Associação Maga Esporte Clube, um pequeno clube do interior de Santa Catarina.
Com a morte de Mino Raiola, a advogada vai assumir - ao lado de Vincenzo Raiola, mais conhecido como Enzo - as principais negociações do grupo no mercado da bola neste verão europeu. Duas prometem ser bombásticas: Paul Pogba, que não vai renovar contrato com o Manchester United e interessa ao PSG, e Erling Haaland, que caminha para trocar o Borussia Dortmund pelo Manchester City, num acordo de mais de 120 milhões de euros.
Internamente, Enzo costuma ficar incumbido de cuidar do dia a dia dos jogadores italianos e/ou que atuam na Itália, visto a boa relação que tem com os dirigentes no país. Já Rafaela fica com a parte mais operacional dos negócios, como questões jurídicas e burocráticas.
Com apenas um jogador brasileiro no leque de clientes (o lateral-direito Wesley Gasolina, ex-Flamengo e hoje no Sion), a empresa de Raiola conta ainda com outros nomes de peso, entre eles Zlatan Ibrahimovic (Milan), Gianluigi Donnarumma (PSG), Matthijs de Ligt (Juventus) e Mario Balotelli (Adana Demirspor).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.