Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras vê boa venda de Danilo e compara a Enzo Fernández e João Gomes

Palmeiras vê bom negócio com venda de Danilo e compara a João Gomes e Enzo Fernández - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras vê bom negócio com venda de Danilo e compara a João Gomes e Enzo Fernández Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

13/01/2023 11h53

O Palmeiras acredita ter feito um bom negócio ao acertar a venda de Danilo ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por 20 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões) fixos e sem variáveis. As negociações de Enzo Fernández, do River Plate ao Benfica, e de João Gomes, do Flamengo ao Wolverhampton, são referências de comparação.

O Verdão é dono de 80% dos direitos econômicos, mas ficará com uma fatia proporcionalmente maior no montante total de 20 milhões de euros. Não há bônus por metas nesse pacote. O clube também acertou uma mais-valia (lucro em transferência futura) de 10%.

Paralelamente, o Flamengo encaminhou a venda de João Gomes ao Wolverhampton por 17 milhões de euros (cerca de R$ 93 milhões) e tem 100% dos direitos econômicos.

No ano passado, o River vendeu 75% dos direitos de Enzo Fernández ao Benfica por 18 milhões de euros, sendo 10 milhões fixos e 8 milhões condicionados a bônus. Até o momento o jogador atingiu metas que renderam 14 milhões de euros aos argentinos.

A grande diferença é que o River manteve 25% dos direitos econômicos de Enzo e agora poderá receber uma bolada em caso de nova venda. Eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo de 2022 com a campeã Argentina, Enzo está na mira de gigantes europeus, como o Manchester United, disposto a pagar a multa de 120 milhões de euros. Caso isso se confirme o River levaria mais 30 milhões de euros.

Nesse contexto, o Palmeiras entende ter feito um bom negócio pelos valores das negociações de jogadores em posições similares. Após segurar o assédio europeu nas últimas três janelas, o clube decidiu vender agora para fazer caixa e pagar os compromissos com o atual elenco, no qual investiu em renovações de contratos. O Nottingham Forest venceu a concorrência do Monaco, da França.

Sem Danilo, o clube está decidido a buscar uma reposição no mercado da bola e prometeu isso ao técnico Abel Ferreira, como noticiou Danilo Lavieri, colunista do UOL Esporte. Matheus Henrique, ex-Grêmio e atualmente no Sassuolo, foi alvo de consulta, e Jean Lucas, do Monaco, não está descartado, embora seja considerado difícil. Outras possibilidades também são avaliadas no mercado.

Danilo pediu para ser negociado para dar um novo passo na carreira e vai se juntar a Gustavo Scarpa na Premier League, principal campeonato de clubes do mundo.

Siga também @Marcelo_Hazan no Twitter

Siga também @Marcelo_Hazan no Instagram

Siga também @Marcelo_Hazan no TikTok

Siga também @Marcelo_Hazan no Kwai

Siga também @Marcelo_Hazan no Facebook