Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

'Reserva de luxo', James pediu para sair do São Paulo mais de uma vez

James Rodríguez pediu para sair do São Paulo mais de uma vez. O clube tentou demovê-lo da ideia sem sucesso. Thiago Carpini era um entusiasta da permanência, mas o Tricolor entendia não ser possível ter um "reserva de luxo" de alto custo salarial. O treinador entendeu a decisão e falou a respeito depois da vitória sobre o Água Santa.

O São Paulo tentou contornar o desânimo do colombiano na pré-temporada e enxergou dificuldade em exigir resiliência de um astro ex-Real Madrid, Bayern de Munique e camisa 10 da seleção colombiana para dar a volta por cima.

"Não deu certo, paciência": a avaliação no bastidor é um resumo do sentimento de resignação com a passagem de seis meses de James, envolvendo alta expectativa na chegada e frustração na saída. O Tricolor e o colombiano vão tomar caminhos separados depois de 14 jogos, um gol e três assistências.

James não conseguiu se firmar como titular ainda sob o comando de Dorival Junior, criticado à época por parte da torcida por não usar mais o jogador. O dia a dia, no entanto, era a justificativa para a ausência. Tecnicamente elogiado e com ótima batida na bola, o colombiano não entregava a intensidade considerada necessária para entrar num time que estava arrumado e depois viria a ser campeão da Copa do Brasil.

A reserva nas decisões contra o Flamengo, a entrevista na qual deixou seu futuro aberto e a ausência na final da Supercopa, sendo o único jogador a não viajar para Belo Horizonte, foram sinais claros do caminho pela rescisão.

Acordo por dívida

A dívida total do São Paulo com James gira em torno de R$ 10 milhões na soma geral de luvas e direitos de imagens mensais de todo o contrato válido até 2025. Esse cálculo, no entanto, é o valor que seria pago por dois anos. Além de não ficar por todo esse período, James pediu para sair do clube o que, na visão do Tricolor, implicará numa revisão dos valores.

Apesar das pendências financeiras, James nunca cobrou dinheiro. O clube, por sua vez, entende que vai economizar em salários com a saída do jogador.

A sensação final é de que o São Paulo não entendeu James e o jogador também não compreendeu o que é o clube e o esforço físico exigido no futebol brasileiro.

Continua após a publicidade

Inicialmente, uma permanência de James no país é vista como difícil. Há possibilidades na Major League Soccer (MLS) ou em times de menor expressão da Europa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.