Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Por que Fortaleza entrou em plataforma digital global de transferências

O Fortaleza entrou para a plataforma online de transferências do futebol que conecta mais de 750 clubes pelo mundo, o TransferRoom. O Leão do Pici é mais um dos cerca de 20 clubes brasileiros (veja lista abaixo) a participar da ferramenta digital responsável por reunir informações de jogadores, agentes, treinadores e conectar dirigentes como uma facilitadora no mercado da bola.

Entusiasta da ferramenta, o diretor de futebol do Fortaleza Bruno Costa projeta bons negócios e contratações em breve para o clube provenientes da plataforma digital. Ele participou do 'Summit' do TransferRoom em Roma, durante o mês de março.

"Tenho certeza que a partir desse evento vamos trazer boas oportunidades para o Fortaleza de futuras contratações de jogadores", disse Bruno Costa.

"O Fortaleza teve a terceira maior média de público do Brasil no ano passado, com mais de 40 mil pessoas, foi finalista da Sul-Americana pela primeira vez na história, e é um clube centenário que precisa se expor para mercado internacional", afirmou.

Antes de trabalhar no Leão do Pici, a partir de dezembro de 2023, ele foi diretor de scout e recrutamento por mais de seis anos no San Jose Earthquakes, da Major League Soccer (Estados Unidos). Por meio da plataforma, por exemplo, ele acertou a negociação do peruano Marcos López do clube norte-americano para o Feyenoord (Holanda).

"Na MLS todos os clubes participam do TransferRoom e eu era muito ativo na plataforma, boa pra entrar em contato com jogadores, clubes, agentes, com todos pra conseguir a informação correta. Há também a parte analítica da plataforma que o ajuda a tomar decisões sobre contratações de jogadores. Então, quando vim para o Fortaleza, foi muito fácil mostrar a importância da plataforma para o clube, e eles abraçaram imediatamente. Tem funcionado muito bem para o Fortaleza".

O blog esteve no ano passado num 'summit' da plataforma realizado em São Paulo, no qual havia representantes de clubes do mundo inteiro, entre eles brasileiros, como Botafogo, América-MG, Santos, Palmeiras e Corinthians, entre outros. Os participantes fazem encontros presenciais simultâneos pré-agendados e cronometrados numa agenda feita pra trocar o máximo de informações com seus alvos de interesse e negociar jogadores.

Veja clubes brasileiros que participam do TransferRoom:

Continua após a publicidade

Grêmio, Cruzeiro, América-MG, Botafogo, Athletico-PR, Bahia, Palmeiras, Internacional, Fortaleza, Avaí, Coritiba, Red Bull Bragantino, Vasco, Corinthians, Atlético-MG, Flamengo, Ferroviária e Santos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes