Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Corinthians: quando Palacios volta? Ele brigou com o DM? Veja as respostas

Alvo de críticas da torcida, a recuperação de Diego Palacios terá novos capítulos após a cirurgia no joelho, e o Corinthians já traça um plano pra ter o jogador em condições de atuar em meados de novembro. O blog apurou como será esse retorno do lateral e qual é a relação de Palacios hoje com os profissionais do Departamento Médico do clube.

Quando ele volta?

Daqui a um mês, quando o jogador tiver condições de fazer movimentos mais completos, ele passará por uma nova ressonância para se ter um diagnóstico completo; aí então será feito o calendário da recuperação.

A estimativa hoje é de 4 a 5 meses, podendo ser antes dependendo da evolução do jogador.

O departamento médico do Corinthians confia que ele jogará ainda nesta temporada. Se isso não acontecer, será muito por uma avaliação em conjunto do clube e do atleta, caso se chegue a uma conclusão de que será melhor fazer a pré-temporada em janeiro e voltar com mais "segurança".

A relação do jogador com os médicos é ruim?

O blog apurou que Diego Palacios ficou triste e preocupado por não poder ajudar o Corinthians após a lesão de menisco sofrida no início da temporada. O jogador entende que houve um alto investimento nele e, claro, queria voltar logo.

Menos triste e mais "conformado" com a situação, Palacios é visto como um cara brincalhão e chama todos do DM de "Mi Rey" ou "Mi Reyna" ("meu rei" e "minha rainha").

O médico particular do jogador, Daniel Rosalez, tem tido conversas quase que diárias com Ana Carolina Ramos e Côrte, chefe do DM do Corinthians.

A pedido de Palacios, o clube disponibilizou um fisioterapeuta do clube para fazer acompanhamento diário na casa do atleta nesse período pós-cirurgia.

Continua após a publicidade

Um jogador com problema de cartilagem pode jogar normalmente?

Sim, é o que garante o Corinthians. Ao blog, um integrante do DM disse que o clube já teve atletas em seu elenco com o mesmo histórico de Palacios.

Ao diagnosticar o problema de cartilagem no joelho do lateral, o Timão fará daqui pra frente um trabalho especial com rotinas de prevenção e treinos específicos de controle de carga para que o jogador possa atuar normalmente num calendário cheio como o do Brasil.

Era possível detectar esse problema antes da contratação?

Uma mudança no protocolo de exames antes da contratação de atletas dificultou a detecção desse problema em Palacios.

O antecessor de Ana Carolina Côrte na chefia do DM alterou a norma de fazer exames de imagem nos jogadores, que é uma orientação da FIFA. Quando foi contratado, Palacios fez apenas um exame de raio-X e nada foi visto de anormal. Inclusive foi a dra. Ana Carolina que acompanhou o jogador nesse exame.

Continua após a publicidade

Apos a lesão de menisco, o atleta fez a ressonância e aí houve um diagnóstico mais apurado; por isso a demora no retorno do jogador e a necessidade da artroscopia no joelho feita recentemente.

Ao assumir o DM, Ana Carolina Côrte retomou a obrigatoriedade de exames de ressonância para jogadores recém-chegados, como foi com o zagueiro Cacá e o atacante Pedro Raul.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes