Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Campeão olímpico em Tóquio acerta como novo técnico do Everton, do Chile

Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, o técnico Gustavo Leal será o novo comandante do Everton, do Chile.

Ex-auxiliar de André Jardine, o profissional de 38 anos aceitou a proposta do time chileno de um ano de contrato e se apresentará a equipe na próxima semana. O treinador ainda tinha uma proposta do Atlético Ottawa, do Canadá, mas optou pelo projeto da equipe que vai disputar a pré da Sul-Americana em 2025.

O clube chileno pertence ao Grupo Pachuca, que tem o Pachuca e León (ambos estarão nesse Mundial de Clubes) do México, e o Real Oviedo, da segunda divisão da Espanha.

Depois de trabalhar pelo STK Samorin, da Eslováquia, e no futebol mexicano, Leal vai para seu terceiro trabalho internacional, que é um foco em sua carreira. Em julho, o técnico chegou a receber uma proposta do Aucas-EQU e foi sondado pelo Emelec. Antes de acertar com o Everton, ficou 15 dias estudando o mercado 'in loco' na Colômbia e Equador.

No currículo, Gustavo Leal ainda coleciona passagens como técnico das equipes sub-20 e sub-17 do Fluminense. Pelo San Luís, permaneceu por quase um ano, levando o time à semifinal do Campeonato Mexicano neste ano. Em seus cinco anos à frente das equipes de base do Flu, em Xerém, Gustavo participou da formação de atletas como os volantes André (Wolves) e Martinelli, e os atacantes João Pedro (Brighton), Evanílson (Bournemouth) e Luiz Henrique (Botafogo).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.