Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Jornalismo vs. Arte

Durante um longo período fui enganado com uma ideia muito própria de que o jornalismo era uma espécie de arte subvalorizada. Demorei para ser confrontado com a dura realidade. Estava errado.

Sim, é possível encontrar beleza na comunicação social. Um dos pilares da (cada vez mais sucateada) profissão é a criatividade. Um texto bem escrito ou uma reportagem arduamente apurada podem comover. Às vezes, até inspirar.

Entretanto, a arte não tem limite. Está livre, leve e solta de qualquer fronteira. O jornalismo, por sua vez, é sustentado por regras e códigos básicos. Não vale tudo. Nem é permitido, inclusive.

Um artista está mais preocupado com a sua obra. Nem sempre é vaidoso. Mergulha na emoção do reconhecimento daquilo que fez, não daquilo que é ou acredita que possa ser. Rechaça a necessidade de ser constantemente validado.

Um jornalista (ou comunicador) geralmente está mais atormentado com si mesmo. Deseja, obviamente, que o seu feito seja apreciado e reverberado, mas, sobretudo, vive num eterno conflito por aprovação. Puro narcisismo.

Não, não vejo tudo isso como uma verdade absoluta. Longe disso. Encaro simplesmente como a minha verdade. Naturalmente, posso estar equivocado. Outra vez, aliás.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.