Topo

Milly Lacombe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vídeo promocional da Copa do Mundo feminina nos leva às lágrimas

Seleção de Portugal celebra vitória por 2 a 1 contra Camarões, que garantiu a equipe na Copa do Mundo Feminina. - Joe Allison - FIFA/FIFA via Getty Images
Seleção de Portugal celebra vitória por 2 a 1 contra Camarões, que garantiu a equipe na Copa do Mundo Feminina. Imagem: Joe Allison - FIFA/FIFA via Getty Images

Colunista do UOL

31/05/2023 14h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eu não estava preparada para abrir o berreiro vendo um vídeo publicitário. Esperava me emocionar, mas não a ponto de chegar a chorar como uma criança.

A reação de amigas e colegas parece estar sendo a mesma.

Tudo porque um certo banco português resolveu promover a Copa do Mundo de futebol feminino de maneira poética e brutalmente verdadeira.

Toda garota e toda mulher que ama futebol vai se identificar com a história contada nesse vídeo.

Porque são as nossas histórias, as histórias de nossas vidas, de nossas batalhas e conquistas.

Meu pai foi bastante diferente do pai do filme publicitário (aliás, justamente hoje ele faria 95 anos se estivesse vivo), mas o pai do filme publicitário é mais do que pai metaforicamente falando: ele é a sociedade em que vivemos.

Tem dias em que parece que estamos perdendo a luta. Tem dias em que vitórias suadas nos incentivam a seguir. E tem dias em que, a despeito do resultado, a gente entende que está na luta porque não saberíamos não estar. O sentido da luta é, afinal, a luta.

Viva o futebol feminino, viva o feminismo e viva todas aquelas que, antes da gente, derrubaram muros.