Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Camisa 10 teve efeito oposto em Gabigol e Luciano

Gabriel Barbosa e Luciano receberam quase que ao mesmo tempo as pesadas camisas 10 de Flamengo e São Paulo. Nenhum dos dois jogadores é um meia clássico de origem, nenhum deles é considerado um fora de série se por fora de série entendermos nomes como Zico e Raí, mas ambos conquistaram suas torcidas com doses equivalentes técnica e garra. Vagando a 10 em cada um de seus clubes, elas foram oferecidas a eles em nome, me parece, da identificação que desenvolveram com a torcida.

Pois bem. Foi nesse ponto que as histórias se separaram.

Luciano demorou um pouco para se ajustar ao peso da camisa, mas parece que foi crescendo de produção até que a 10 caísse confortavelmente. Esquentou uns bancos, deu algumas reclamadas, mas esteve sempre disponível para ser o jogador que a torcida espera. Agora, com Zubeldía, acho que Luciano se agigantou para fazer justiça à história desse número. Luciano se reencontrou em campo, técnica e taticamente, e se transformou no líder que todo time precisa. Tem sido fundamental para o treinador construir uma equipe competitiva, segura, raçuda, autoconfiante.

Já em Gabriel, a camisa de Zico não caiu nada bem. De cara, ele foi recuando em campo, talvez acreditando que seria o 10 clássico, não sei. Saiu da zona mais confortável para um lugar vazio. Não armou e parou de marcar. Com o tempo, foi para o banco com cara de pirraça e deboche. Quando era chamado, não correspondia. Se meteu em encrencas, caiu de produção, virou reserva e, depois de vestir a camisa do rival durante um churrasco, perdeu o privilégio de vestir a 10.

Luciano foi capaz de sacralizar o manto; Gabriel, de profanizar.

Desde o começo eu analisava que a 10 tinha pesado para ele. Não se brinca com essas coisas no futebol. Símbolos valem. A camisa que um dia foi de Zico não pode ser dada a um 9, por melhor que ele seja. Arrascaeta e até Gerson mereciam a 10 mais do que Gabriel desde sempre. Na minha opinião, a 10 que um dia foi de Zico deveria inclusive estar aposentada. Respeito demais esses signos para correr o risco de entregá-lo a pessoas que não compreendem todos os seus sentidos e mistérios.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes