Corajosa, Leila Pereira se posiciona de maneira categórica sobre Dudu
Gostem ou não de Leila Pereira, ela nunca recua da necessidade de se posicionar de forma categórica sobre temas polêmicos. Na manhã dessa segunda-feira, 17 de junho, a presidente do Palmeiras falou ao Redação SporTV sobre Dudu. Foi firme, foi segura, foi clara, foi corajosa.
"Quem disse que queria sair do Palmeiras foi o atleta", disse. "O Palmeiras não pensava em negociar", emendou colocando as coisas em contexto. Não pensava, obviamente, até o jogador, provavelmente insatisfeito com a reserva, manifestar vontade de sair.
Diante da insatisfação do atleta e de sua vontade de respirar novos ares, Leila deu a entender que não havia o que fazer. Como tratar um jogador insatisfeito, um jogador que demonstra interesse em deixar o clube? Com a proposta do Cruzeiro em mãos, ela então tomou sua decisão. Leila nem colocou em pauta o fato de ter sido Dudu aquele a procurar o Cruzeiro, como agora sabemos que aconteceu. Leila foi suficientemente elegante para não tocar nesse assunto.
No mesmo Redação Sportv logo depois, Alexandre Mattos, do Cruzeiro, confirmou tudo o que disse Leila sobre a negociação, elogiando a presidente do Palmeiras pelo profissionalismo. Mattos inclusive reafirmou que foram os representantes de Dudu que procuraram o Cruzeiro, uma constatação que deve machucar a torcida alviverde, mas que ajuda a compreender a postura firme de Leila Pereira.
Outra coisa dita por Mattos foi a de que Dudu, antes de procurar o Cruzeiro, conversou com Abel sobre a vontade de sair. Se foi assim que aconteceu, então talvez Abel não tenha se oposto. É importante falar sobre essa ordem dos fatos porque a raiva de parte da torcida com a saída de Dudu está sendo jogada para cima de Leila Pereira e não de Abel Ferreira. Sabemos que isso tem nome.
Avaliando a situação de forma racional, a presidente palmeirense entendeu que a negociação seria boa para todos os envolvidos e deu o ok. As três partes concordaram com a transação e depois Dudu recuou. Leila disse então que espera que o atleta honre sua palavra.
O que teria feito Dudu recuar? Ao que parece foi a visita que membros de uma organizada fizeram a ele, em sua casa. Estranho, para dizer o mínimo. Mas, como Dudu - ao contrário de Leila Pereira - não colocou sua carinha no Sol para se dirigir à massa palmeirense, não sabemos o que aconteceu durante esse encontro e muito menos em que termos a conversa foi realizada. Dudu se sentiu pressionado a ficar? Por quê? O que foi dito a ele?
"Tudo tem um ciclo", disse Leila, explicando que nossa função é começar e encerrar de forma bonita. "Chegou o fim do ciclo do Dudu no Palmeiras".
Em resumo: Dudu decidiu sair de forma precipitada e depois não bancou a decisão, criando uma crise absolutamente desnecessária no interior do Palmeiras. Dudu talvez não contasse com a postura determinada de Leila Pereira, acreditando que ele poderia fazer uma pirraça e um teatro e depois voltar atrás como bem entendesse. Bem, não foi assim que aconteceu. Leila deixou bastante evidente que não tolera esse tipo de comportamento e que o Palmeiras é maior do que qualquer ídolo.
Leila pediu publicamente que o jogador cumprisse o que foi combinado, essa coisa que a gente aprendeu a chamar de forma sexista de "coisa de homem", que seria o "honrar a palavra".
Leila Pereira é, sem sombra de dúvida, a mais corajosa dirigente do futebol brasileiro atualmente. Não há outro que se compare a ela na forma de se posicionar. Mulheres, sempre acusadas de serem emocionais e irracionais, têm na figura de Leila Pereira uma presidente que age de maneira racional e fria.
E agora, o que fará Dudu?
Deixe seu comentário