Milly Lacombe

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Filme publicitário brasileiro sobre futebol feminino ganha prêmio em Cannes

"É mais que uma Copa do Mundo" é o nome da campanha criada pela Galeria.ag para o Itaú sobre o futebol feminino brasileiro. Um trabalho criativo que foi resgatar com algumas ex-jogadoras como elas faziam para jogar bola no Brasil durante as décadas em que o futebol feminino era proibido por lei (entre 1941 e 1983).

O trabalho de pesquisa para a construção da peça também dialogou com historiadores, sociólogos e outros especialistas. Histórias sobre se vestir de homem, cortar o cabelo, correr da polícia não são incomuns. Outras, mais tristes, falam sobre espancamentos e prisões. O braço forte do estado batendo em mulheres que estavam desafiando o absurdo de terem sido proibidas de jogar. Antes de 1941, havia no Brasil muitos times femininos, especialmente nos subúrbios cariocas e na várzea paulista.

Com base nos relatos e nas raras imagens registradas da época, um programa de inteligência artificial (IA) criou para a Galeria.ag times imaginários femininos. Os dados foram especialmente tirados pela IA dos anos em que as seleções masculinas venceram mundiais e o futebol feminino era proibido (1958, 1962, 1970).

Os elencos imaginários de seleções femininas que poderiam ter sido reais num mundo que não maltratasse tanto as mulheres chocam por nos lembrar do que aconteceu no Brasil e do que ainda acontece em diferentes níveis para deslegitimar o jogo entre mulheres.

O filme da Galeria foi exibido em Cannes durante o o Cannes Lions de 2024, que começou no dia 17 de junho e é uma premiação que reúne a indústria da publicidade e da comunicação para celebrar os melhores trabalhos do mundo. O filme da brasileira Galeria.ag sobre o futebol feminino brasileiro ficou com o Leão de Bronze na categoria "Entertainment for Sport".

Veja o filme aqui.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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