Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Uma lição importante: não subestimar o Palmeiras de Abel Ferreira

O Palmeiras não conseguiu parar o Flamengo. Quem esperava um jogo equilibrado viu o time de Tite sobrar. Do outro lado, a "equipa" mais competitiva do Brasil nos últimos quatro anos e meio parecia perdida, zonza, quase amedrontada.

Mas eu diria que uma análise nesses termos não leva em conta o que já sabemos sobre Abel Ferreira.

Quantas vezes vimos, nesses quatro anos e meio em que ele comando o clube, o Palmeiras parecer perdido e em pouco tempo se achar? Quantos times Abel Ferreira já teve que remontar? Quantos jogadores ele já teve que recuperar?

Abel é um calculista. Ele sabe o que quer de cada jogo e de cada campeonato. Vou cometer aqui uma declaração que talvez até o próprio Abel critique, mas cometê-la-ei mesmo assim: tem vezes que ganhar não é o mais importante para Abel.

Abel testou um time diferente contra o Flamengo. Corajoso, estrategista, maluco ou negligente? Não podemos responder sem usar as circunstâncias e nossas experiências com o treinador português. Levando em conta o que sabemos sobre ele e seus métodos eu fico com estrategista.

O Palmeiras já perdeu a primeira e conquistou o resultado em casa inúmeras vezes em Copas. Dessa vez é contra o todo poderoso Mengão, verdade. Mas esse Palmeiras coloca o horizonte do impossível cada vez mais pra lá. Abel está em busca de um novo time para chamar de seu e faz testes. Talvez esses testes custem a ele a Copa do Brasil.

E daí?

Se vier a Libertadores ou mais um Brasileiro para a pilha de títulos ninguém mais vai lembrar da Copa do Brasil.

O elenco palmeirense está bastante reformado e é cheio de possibilidades. Me parece apenas lógico que Abel vá encontrar um novo time. Outra vez. Mais uma vez. Pela milésima vez desde que chegou.

Continua após a publicidade

Honestamente eu, como anti, cansei de ter esperanças de que o Palmeiras de Abel Ferreira e Leila Pereira vá ratear de vez. Sigo secando, mas a cada dia mais cinicamente. De lição mesmo eu absorvi o seguinte: não subestimar Abel Ferreira.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes