A maior atleta olímpica brasileira é uma mulher negra e isso importa demais
Representatividade importa. Importa que nossa maior atleta, entre homens e mulheres, seja uma pessoa negra e periférica. Importa que tenha superado dois homens brancos de classe média que conquistaram 5 medalhas na vela, esporte de elite.
Importa porque Rebeca Andrade mostra como um pouco de investimento gera um universo de conquistas. Imagina o que aconteceria se a todos os brasileiros e a todas as brasileiras fosse dada a chance de praticar esportes?
Esporte é direito básico universal. Esporte forma caráter. Esporte inclui, oferece pertencimento. Esporte em todos os níveis, esporte em todos os lugares. Esporte com apoio do Estado brasileiro. Esporte com Bolsa Atleta. Esporte para que possamos nos orgulhar de ter nascido nessa terra. Esporte para que vejamos nossa bandeira acima das bandeiras de um país imperialista e opressor. Esporte para que nenhuma mulher negra precise fazer o impossível e ainda, com orgulho, cantar o hino do país que mata seu povo no ritmo de uma guerra.
Viva o Brasil de verdade. Viva nossas frestas. Viva a cultura das favelas e das periferias. Viva as mães pretas dessa nação que movem tudo.
Joel Rufino dos Santos disse que pobre é aquele cujo desejo desorganiza as estruturas sociais.
Que as estruturas sigam sendo abaladas.
Deixe seu comentário