Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Seis times estão na disputa pelas quatro vagas do rebaixamento

Criciúma, Fluminense, Vitória, Corinthians, Cuiabá e Atlético-GO são os times que disputam o melancólico campeonato contra o rebaixamento. O Atlético-GO, lanterna com 18 pontos em 78 disputados, parece já ter garantido sua vaga não apenas pela pontuação mas porque já não consegue mais fazer de sua casa um lugar desconfortável para visitantes.

Na cola, o Cuiabá, com 22 pontos, mas com dois jogos a menos, o que poderia indicar espaço de recuperação. Só que, olhando para o que tem feito o Cuiabá no campeonato, essa recuperação parece improvável. E aí temos Corinthians, Vitória, Fluminense e Criciúma.

O Corinthians tem 25 pontos na 26ª rodada e é o 18º colocado. Segue jogando, no Brasileiro, para cair. O Corinthians das Copas é um, o do Brasileirão é outro. Com a mesma pontuação, na 17ª colocação, vem o Vitória que alterna boas e más exibições. Fluminense (16º) e Criciúma (15º) estão ali na zona de risco. Embora o Criciúma tenha a mesma pontuação do Grêmio (14º) fica difícil achar que Grêmio cai esse ano porque já mostrou que tem poder de reação e um time cascudo. Além disso, tem um jogo a menos do que o Criciúma.

Assim, temos seis times e quatro vagas para o rebaixamento. O Fluminense poderia ter tirado os pés da lama nessa rodada se não tivesse feito o segundo tempo absurdamente ruim contra o Juventude, sofrendo uma virada bizarra em dois minutos. Mas, entre os seis candidatos, é o que tem feito os melhores jogos - salvo esse último. Além disso, Flu e Criciúma tem um jogo a menos que Corinthians e Vitória.

É sempre possível que alguém do meio da tabela despenque a ponto de entrar nessa situação calamitosa do Z4, mas se levarmos em conta o que os times têm feito no campeonato eu não vejo muitos outros concorrentes além desses seis. Athletico-PR (13º) Bragantino (12º) Juventude (11º) Não apostaria em nenhum desses três para cair em 2024.

Por isso o alerta para o Corinthians precisa estar bastante forte porque ainda atua como rebaixado e terá que acomodar os oito atletas recém contratados para ver se consegue formar um time de fato, e não um amontoado de jogadores que só consegue produzir coisas boas em Copas e no colo de uma torcida ensandecida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes