Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Em que cidade você quer viver?

Não caiam na tentação de diminuir o peso da eleição para prefeituras e câmaras municipais. Parece menor numa escala de hierarquia de cargos públicos, mas está longe disso. Eleger nossos prefeitos, prefeitas e as câmaras municipais é eleger os modelos de cidades em que queremos viver.

Queremos mais parques ou queremos apenas pagar para entrar em áreas que foram públicas durante todas as nossas vidas? Quremos centros culturais por todos os lados? Mais bibliotecas? Mais teatros? Queremos que as periferias sejam inundadas de possibilidades de recreação?

Queremos ensino público alargado e melhor ou queremos que o ensino privado domine a estrutura da educação fazendo com que todas e todos tenham que pagar para colocar filhos na escola? Queremos que as cracolândias sejam tratadas como problemas sociais ou queremos jogar bombas na cabeça de quem perdeu tudo na vida e se entregou ao uso de drogas como último ato desesperado?

Queremos escolas militares por todos os lados ou queremos que a lógica militar fique longe de nossas crianças? Queremos plantar árvores em ritmo frenético ou queremos derrubá-las para a construção de arranha-céus? Queremos menos trânsito e mais transporte público ou queremos mais carros nas ruas? Queremos um prefeito ou uma prefeita que acreditem que mulheres e homens devem ter os mesmos direitos ou queremos um mandatário que acredite que homem manda, mulher obedece? Queremos saúde pública distribuída e farta, mais postinhos, mais médicos de família ou queremos que a saúde seja inteirinha privatizada, assim como a água está sendo.

Que cidade você quer para viver?

Para que uma comunidade prospere ela precisa que todos os privilegiados votem em nome de pessoas em situação de rua. O que é melhor para a vida desse ser humano? Pois vote como se seus interesses fossem os dele - porque, no fundo, são. Uma cidade sem pessoas em situação de rua é uma cidade melhor para você viver. Vote como se você fosse a mãe solo periférica e precisasse enfrentar quatro horas no transporte público todos os dias. Vote pela vida dessa mulher. Vote pelos adolescentes LGBTQ que são espancados pelo pai, expulsos de casa e vão viver nas ruas.

Escolher prefeitos e vereadores é escolher as cidades em que queremos viver. É a eleição mais importante para que nossas vidas sejam impactadas de modo imediato. Vote pelos esquecidos, vote pelos abandonados, vote pelos massacrados, vote pelo clima. Escolha ativamente como você quer que sua comunidade seja.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes