O deslize no vídeo feito para convencer Neymar a voltar
Muita gente se comoveu com o vídeo produzido pelo Santos para convencer Neymar a voltar para casa. Voz de Pelé recriada por IA, texto cuja intenção era emocionar. E aí, em cenas de ternura, a imagem de Robinho. A coisa mais fácil do mundo seria não usar a imagem do ex-jogador preso por estupro. Pronto. O vídeo teria a mesma força. Por que, então, usar?
Porque é preciso dar o recado para a rapaziada: o que vocês fazem em campo jamais será manchado por qualquer crime hediondo cometido fora de campo. Claro que, se o crime tivesse sido cometido contra as filhas dos executivos que autorizaram que a imagem de um homem condenado por estupro fosse usada numa peça promocional de ídolos santistas que correu o mundo, tudo mudaria de figura. Mas a vítima é "uma mulher qualquer", então mete bronca aí no nosso ídolo das pedaladas. Pedala, Robinho.
Claro que não foi um deslize. Foi pensado, foi deliberado. Repito: a coisa mais fácil do mundo teria sido não usar a imagem de Robinho.
O recado que escutamos é: mulheres, danem-se. Danem-se vocês e seu mimimi. Danem-se as santistas e as amantes do jogo. Não estamos nem aí para essa chatice de violência de gênero. Campo é campo e vida é vida.
Para quem vale essa lógica? Não para as mulheres, não para quem é vítima de violência de gênero, não para quem sente o corpo tremer toda vez que vê a imagem sorridente de um homem condenado por estupro passar na sua frente.
Ser mulher e gostar de futebol é gostar de um esporte que nos detesta. E deixa isso bastante claro com impressionante regularidade.
13 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Ta S Antunes Arraes
O próprio Neymar não ajudou Daniel Alves?
Roberto Hiramatsu
Jsuis, não consegue fazer uma matéria pra falar só de futebol? Não tem competência??
Antonio Carlos de Carvalho Filho
A patrulheira ataca novamente! Quem vê pensa que é um poço de virtude! Pelé também não foi um exemplo de pessoa, assim como não são os que se beneficiam de sua benevolência! Nem você é esse poço de virtude todo! Aponte menos o dedo! Seja alguém melhor!